Pular para o conteúdo

Senac Barretos

4 Danos que a exposição solar sem proteção pode causar nos seus olhos

 Os nossos olhos são bens preciosos que deveriam ser mais bem cuidados por nós. Não tomamos os cuidados com eles, e às vezes nem sabemos que estamos negligenciando essa parte importante do nosso ser.

Por exemplo, algumas pessoas acham que óculos de sol são apenas itens usados para a beleza, para a estética, e muito longe disso. Eles servem para proteger a nossa vista do que existe de pior: a radiação solar.

Hoje existem óculos com lentes antirreflexo blue que podem impedir nossos olhos de entrarem em contato direto com a luz do sol, o que é muito útil é também importante. 

Claro, é importante que tomemos o máximo de sol possível quando possível, até pelas vitaminas que isso traz no nosso corpo, mas ter a vista em contato com o sol a todo momento pode trazer uma série de complicações para a saúde.

Esses problemas vão afetar principalmente à vista, o que é o mais problema de todos ali. Se à nossa vista fica comprometida, temos poucas chances de poder consertá-la, isso porque os olhos são uma parte muito sensível do nosso corpo. 

A dica para poder evitar esse tipo de problema é sempre usar lentes que não deixem o sol entrar em contato direto com a vista, mas para conscientizar do jeito certo, é importante que as pessoas saibam quais são as consequências.

Se você negligenciar isso, e deixar sua vista tão exposta, é possível ou você tenha que lidar com problemas de saúde sérios no futuro, e hoje nós vamos falar sobre isso.  

Hoje vamos citar aqui quais são os danos que a exposição solar sem proteção pode causar nos seus olhos

Catarata 

A catarata é sem sombra de dúvidas o maior problema de vista que se ouve falar. E por mais que esteja estigmatizado que essa doença pega mais idosos, ela também, pode pegar pessoas jovens sim.

O que acontece, é que a catarata vem em idosos por ser um desgaste do cristalino, algo dentro dos nossos olhos e que estraga naturalmente com a idade.

No entanto, alguns problemas como diabetes e longa exposição ao sol podem acelerar esse processo, e com isso fazer com que a pessoa tenha esse problema de forma precoce. Uma vez com esse problema, a pessoa tem que passar por um procedimento para corrigir. Então é melhor cuidar antes que isso aconteça. 

Pterígio 

Talvez você nunca tenha ouvido falar desse problema antes, mas o pterígio é extremamente sério. Ele aparece quando um problema acontece no tecido transparente do olho. Quando esse problema surge, é melhor correr atrás de resolver logo.

Isso porque ele pode ser considerado um tumor benigno, que deve ser tratado o quanto antes, e é um mal que é extremamente comum de quem expõe os olhos ao sol por tempo demais.

Apesar de indolor, ele pode ser bem grande e visível, e afetar uma certa irritação, além é claro de causar um grande incômodo na visão. É um problema que se em estágio baixo pode ser tratado com colírio, do contrário é preciso intervenção cirúrgica. 

Câncer de pele nas pálpebras

Muitas pessoas acham que o câncer de pele afeta somente a pele mais comum, do rosto, das costas e partes do corpo que têm mais acesso ao sol. E isso não é verdade, existem versões de câncer que podem pegar nos olhos.

Na verdade, mais especificamente nas pálpebras, e quando isso acontece o nome dado é carcinoma basocelular. A pessoa sabe que existe algo errado quando um nódulo rígido surge.

Ele pode ser também uma bolha cor de rosa, com alguns pequenos vasos sanguíneos aparentes. Ele pode ser assustador, já que dependendo do caso, ele sangra, e pode assustar o paciente.

Esse mal é super perigoso para grupos de risco, que envolvem principalmente os idosos, e além disso precisa ser combatido com um procedimento cirúrgico. E claro, tem mais chances de acontecer pela exposição ao sol, assim como qualquer câncer de pele. 

Lesões na retina

As lesões também são comuns, como machucados e pequenos sinais de queimadura. Como dito, nossa visão é bem frágil, e exposição direta pode fazer um estrago ainda maior do que a nossa pele.

Se isso for prolongado, você vai perceber uma ardência nos olhos, pequenos pontos de machucados, que quando vem com frequência, pode causar o que chamamos de degeneração da retina, que é quando o olho vai se deteriorando aos poucos.  

Em resumo, existe muita coisa que pode fazer muito mal para a saúde dos seus olhos, o que torna o cuidado que você tem que ter com eles ainda maior. Nunca exagerar no sol, nunca olhar diretamente para ele.  

Sempre que possível, faça um check up da sua vista para ter certeza de que está tudo certo. Nossos olhos são frágeis e por isso temos que ter todo o cuidado do mundo.