Pular para o conteúdo

Pixel Show recebe Morten Thorning para explorar a relação entre animação de XR

Com mais de 200 animações no currículo, produtor de arte dinamarquês é uma das atrações internacionais do maior festival criativo da América Latina. Morten vai abordar a necessidade da mudança da narrativa que precisa focar em problemas comuns à humanidade, como meio ambiente e democracia.

“Devemos imaginar uma nova narrativa sobre nós mesmos e o mundo em que vivemos, imaginar como construir uma sociedade igualitária. Ainda há pessoas no poder, controlando nações, que acreditam que a guerra é uma solução. Precisamos de uma nova abordagem em vez do eterno paradigma de crescimento industrial”, diz Morten Thorning.

A presença como palestrante no segundo dia do Pixel Show não será a primeira vez de Morten Thorning em terras brasileiras. Apaixonado pelo Brasil, o premiado produtor de animação dinamarquês já visitou o país diversas vezes e disse que o foco criativo do festival também foi motivo para aceitar o convite feito pelo Instituto Cultural Dinamarquês para participar do evento. Na sua palestra, Morten vai falar sobre alguns dos novos potenciais e possibilidades emergentes do Metaverso, mas o Pixel também será uma nova oportunidade para treinar o idioma que tanto gosta: “Já estive no país várias vezes e, infelizmente, sempre dou minhas palestras em inglês. Adoraria poder falar em português. É uma linguagem musical tão maravilhosa”.

O empreendedor artístico trabalha hoje em sua própria produtora, a Bureau G, com foco de atuação em consultoria, desenvolvimento, produção, escrita e financiamento de animação para todas as mídias, além de produzir obras em VR.

Imersão e Realidade XR

Em sua vasta carreira criativa, Morten produziu, supervisionou, organizou e financiou a produção de mais de 200 curtas-metragens de animação, spots, trailers, documentários, filmes de ciência e comunicação, além de participar diretamente na organização de inúmeras exposições, instalações e produções XR imersivas.

Com o amadurecimento das produções em animação, antes limitadas ao mundo dos games, alguns estilos emergentes da chamada ‘New Animated Drama’ poderão conquistar um público adulto muito maior, incluindo séries de TV e longas-metragens, segundo Morten. As novas possibilidades de design de jogos e interação com XR também são tendências a serem observadas, mas o artista faz uma provocação: “Qual será o papel do XR na aprendizagem baseada em simulação? A expansão e manifestação da imaginação humana que o XR nos permite é grande. Mas como ficar em contato com a realidade?”

Morten é fundador e ex-diretor geral do ‘The Animation Workshop’, escola localizada em Viborg e considerada hoje como a principal instituição da Dinamarca em educação, cultura e negócios de animação, visualização e narrativa gráfica. O artista passou a vida desenvolvendo seu processo criativo e quer continuar a incentivar as pessoas nesse mesmo sentido: “Acho que a criatividade é basicamente a capacidade de usar a imaginação para lidar com desafios e mudar de forma positiva, precisamos cultivar isso. Mais do que nunca, a humanidade precisa de criatividade”.

Durante sua apresentação, o produtor e animador vai contar detalhes de sua jornada pelo processo de inovação para criar a ferramenta ‘XR Patchworld – The Sound of the Metaverse’, além de apresentar e comentar sobre duas de suas obras mais recentes, o drama arqueológico animado Gudrun e o curta animado Earth Girl. A palestra também vai focar na intenção artística, inovação e expressão em três produções em XR, todas produzidas por artistas do ‘The Animation Workshop’, levando o público a um passeio interessante por essa nova realidade.

Inovação artística para moldar a evolução humana

Morten aponta dois tipos de inovações como parte dos processos de evolução, tanto para a produção de animação quanto para o Metaverso. A inovação tecnológica, como geradora de novas ferramentas de produção virtual e renderização em tempo real, além das narrativas de sustentabilidade, introduzidas pelas novas gerações como molde de uma nova ideia comum de comunidade, igualdade, diversidade e realidade, ao invés da narrativa aleatória de hoje, produzida principalmente para obter lucro e matar o tempo das pessoas.

Para o artista, esse pensamento refletido na produção criativa faz parte da realidade de hoje, mas o cenário é de transformação. Morten acredita que o ser humano precisa deixar ideias antigas para trás e focar em soluções para problemas comuns a todos, como a perda de biodiversidade e o desafio das mudanças climáticas: “Devemos imaginar uma nova narrativa sobre nós mesmos e o mundo em que vivemos, imaginar como construir uma sociedade igualitária. Ainda há pessoas no poder, controlando nações, que acreditam que a guerra é uma solução. Precisamos de uma nova abordagem em vez do eterno paradigma de crescimento industrial”.

Em relação aos mercados emergentes da América Latina, como o Brasil, Morten enxerga as narrativas como uma mina de ouro. Para o produtor, a estabilidade econômica e a democracia podem trazer um alto nível de qualidade em produções para jogos, filmes e séries que reflitam essa realidade e mudem a percepção atual: “A narrativa latino-americana está mais próxima da natureza, da espiritualidade humana e da mentalidade indígena. Basta pensar sobre o realismo mágico do gênero. Elas são muito necessárias em um mundo onde existe um vazio existencial espalhado por diversos lugares esquecidos”.

Festival atinge a maioridade

Em sua 18ª edição, o maior festival de criatividade da América Latina reunirá artistas do mundo todo, com workshops, exposições de artistas e espaços makers entre as atrações, além de palestras sobre os mais variados assuntos do universo criativo, mostrando diversidade e tendências sobre ilustração, design gráfico, games e publicidade, entre outros. Todas as palestras e workshops serão silenciosas, com uso de fones individuais para interação das atrações.

Com 95% das atrações gratuitas, a edição de maioridade do Festival Internacional de Criatividade Pixel Show marca o retorno ao seu formato presencial e está cheia de novidades para todos os públicos e idades. Confira a programação completa em https://pixelshow.co/line-up-agenda

Serviço

Festival Internacional de Criatividade Pixel Show 2022 – 18ª Edição
Palestra (Conferência) ‘Metaverse & Universe’ – com Morten Thorning
Data: 6 de novembro, das 11h30 às 12h30
Local: ARCA
Av. Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina – São Paulo / SP
Mais informações: pixelshow.co

Haverá VANs perto do metrô Pinheiros, na Rua Sumidouro, 590 fazendo o trajeto de forma gratuita ao evento.

Sobre o Festival Internacional de Criatividade Pixel Show

O Pixel Show é o mais antigo do Brasil e o maior festival de criatividade da América Latina e acontece anualmente em São Paulo, desde 2005, no último trimestre do ano. Na última edição presencial, em 2019, reuniu mais de 53 mil pessoas para muita inovação, networking e negócios em um fim de semana incrível. O Pixel Show tem como tema central tendências, inspirações, cultura, arte, empreendedorismo, inovação e tecnologia, buscando fomentar e abastecer com ideias o mercado da economia criativa, sempre gerando impacto social positivo, inclusive nas áreas de saúde, sustentabilidade e educação, entre outras.

O Pixel Show foi finalista do prêmio Cultura do Estado de São Paulo nas duas últimas edições (2019 e biênio 2020-2021) e, em 2020, entrou para o calendário oficial de eventos da Cidade de São Paulo. As principais notícias do evento e deste mercado circulam durante todo o ano nas redes sociais do festival e na revista Zupi, veículo oficial do Pixel Show. Em 2020 e 2021, em suas edições 100% online, foi assistido por mais de 130 mil pessoas que geraram mais de 5 milhões de impressões, em mais de 75 países ao redor do mundo. Em 2022, chega a sua 18ª edição em São Paulo. Também já foram realizadas quatro edições em outras capitais, sendo duas em Porto Alegre, uma em Recife e uma em Salvador.

Acesse www.pixelshow.co/press para assistir a vídeos e ver fotos de edições passadas, além de poder se cadastrar para cobrir o festival. E já “sinta o clima” do que te espera em 2022.

Esta edição do festival é realizada com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura e do Programa de Ação Cultural, e apresentado pelo Ministério do Turismo, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, 3M e Zupi. O Pixel Show 2022 conta com o patrocínio de 3M, Carrefour, Leo Social, PremierPet, Meio&Mensagem, Momenta Farmacêutica, Atlas Cerâmica, CSN, Oficina, Fleishman Hillard, Posca e EBAC, além de contar com o apoio do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo.

Sobre a Zupi.Live

Hub de criatividade especializado na produção de eventos (presenciais, híbridos e online), geração de experiências, construção de estandes e feiras, curadoria, exposição, além de projetos editoriais e especiais, sempre com muita criatividade. Zupi.Live é desde 2005 a produtora do maior festival de criatividade da América Latina, o Pixel Show, e produtora da Revista Zupi de arte e criatividade. Em 18 de março de 2021, a Zupi completou 20 anos e comemorou com conteúdos inéditos, produzindo o Festival Pixel Show Summer e o Pixel Show Combate, ambos em sua 1ª edição. Em 2021, lançou também seu estúdio de filmagem e reabriu o espaço expositivo/cultural Zupi Space. Em 2022, para relembrar e homenagear os 100 anos da Semana de Arte Moderna, realizou a 2ª edição do Pixel Show Combate, que pode ser visto em seu canal no youtube: www.youtube.com/pixelshow

Morten Thorning