Pular para o conteúdo

Prepare sua casa com as principais tendências de decoração para 2023

A arquiteta Patricia Martinez conta como versatilidade, texturas e formas orgânicas são algumas das apostas de decoração para o novo ano, incluindo as cortinas Uniflex como composição

O espírito de renovação é muito presente com a chegada de um novo ano. É o momento em que muitas pessoas começam a se preparar para renovar a decoração da casa e iniciar uma nova empreitada entre o ser e a conexão com a casa. A arquiteta Patricia Martinez, com mais de 20 anos de experiência em projetos residenciais e corporativos, acredita que pode muitas vezes ser um caminho mais intuitivo, mas que também “é muito importante entender para onde está indo a compreensão coletiva na decoração e na arquitetura”, afirma. Veja abaixo algumas tendências para ficar de olho em 2023.

Unindo o jeito de se vestir ao jeito de habitar

Com pontapé inicial na Europa e se espalhando pelo mundo, o universo da moda e do bom design começaram a caminhar muito bem juntos. Por isso não é incomum que as tendências das passarelas cheguem no mobiliário e na decoração. No último São Paulo Fashion Week, o uso de crochê e de tons terrosos foram protagonistas e, como a primavera-verão de 2023 promete ser quente, outro destaque foi o branco total.

Algumas cortinas Uniflex são feitas com técnica exclusiva de barra de chumbo, que proporciona caimento único para os modelos (Foto: Divulgação)

A Senses Collection da Uniflex apresenta tecidos em veludo, linho e seda, e em tons neutros que reforçam a busca por materiais naturais, o movimento de trazer mais leveza e frescor para a decoração por meio de uma estética contemporânea, usando por exemplo cortinas com tecidos finos como o tecido COIMBRA na cor white, da Uniflex para dar caimento mais leve, além de embarcar o uso de matéria prima natural, como linhos e sedas, em cortinas e estofados. “Eu vejo muito mais o uso de materiais orgânicos nos espaços também, a natureza crua fazendo parte da casa”, afirma Patricia.

Versatilidade 

Já sabemos que o home office veio para ficar. Não apenas o trabalho em casa, mas também a aproximação do morador com o lar, são tendências fortes para os próximos anos. O isolamento trouxe um olhar mais cuidadoso  para as escolhas de decoração, que estão muito relacionadas à versatilidade de móveis e disposições. “Aprendemos que a casa pode ser um espaço para muitas atividades, por isso é importante que ele seja agradável e responda bem a rotina”, diz a arquiteta paulistana.

Espaço de Nildo José, Persiana de madeira Uniflex da coleção Bamboo White, e com cortinas Uniflex em tecido de Gaze linho e com prega Wave (Foto: Denilson Machado) e execução Uniflex Cidade Jardim

Atemporal sustentável

O consumidor está cada vez mais criterioso com os valores das marcas com que se relaciona e, como a sustentabilidade é um dos pilares do futuro, ela também está cada vez mais forte no universo da Arquitetura e Decoração. Então, vale direcionar a atenção não apenas para materiais sustentáveis com processos de fabricação e distribuição conscientes, mas também em produtos de maior vida útil. As opções de tecidos com proteção solar ou blackouts das cortinas Uniflex são ótimas aliadas para garantir o controle de luz e preservar o mobiliário.

Patricia complementa que “Apresenta primeiro a importância de fazer escolhas que tenham significado para você, mas também fugir do consumo impulsivo que pode acabar gerando muito descarte”. Para isso, a atemporalidade de móveis e objetos decorativos se torna uma grande tendência. Ou seja, consumir produtos originais e de qualidade que irão não apenas durar um longo período de tempo, mas que também vão se adaptar às mudanças estéticas e tendências da decoração e da moda.

Formas orgânicas

Os arcos estão voltando para a arquitetura e as curvas para a decoração. Sofás com silhueta curvilínea, bordas arredondadas, espelhos circulares e tapetes polimorfos já foram muito vistos em 2022 e essa tendência vai continuar pro próximo ano. “Ela se conecta com a necessidade de um olhar menos racional e exato, trazendo mais uma presença acolhedora e delicada, como um yin-yang”, complementa a arquiteta. É o caso do modelo Romana da Uniflex, onde as bolsas formadas quando recolhidas acrescentam forma e movimento à silhueta da cortina.

A Uniflex trabalha a cortina como em um ateliê, personalizando e customizando cada peça, com a principal diferença de que possui toda a tecnologia industrial para fabricação. (Foto: Divulgação)

Sobre a Uniflex
Especializada em sistemas de proteção solar, persianas e cortinas para ambientes residenciais e corporativos, a Uniflex é uma empresa 100% brasileira com DNA suíço em sua gestão. São quase 40 anos de história e investimentos em produtos e soluções inteligentes para revestir janelas e vãos em projetos espalhados por todo o Brasil. O design contemporâneo, os detalhes da produção personalizada e a tecnologia da marca fazem de seu portfólio referência no universo da arquitetura e decoração. Os produtos da Uniflex são desenvolvidos para diferenciar ambientes, emocionar e trazer bem-estar às pessoas. A empresa foi pioneira ao idealizar e apresentar para o mercado brasileiro a famosa cortina de rolô. Ícone na decoração de janelas, a peça, desde então, se tornou indispensável para a funcionalidade, beleza e conforto nos projetos. Com mais de 60 lojas exclusivas e conectadas a uma experiência digital de relacionamentos e serviços, a marca é hoje a principal parceira de arquitetos e designers quando o assunto é inovação em sistemas de proteção solar. Além de design e inteligência, cortinas e persianas Uniflex oferecem a mais alta patente em certificações laboratoriais, comprovando a qualidade e segurança rigorosamente.

Sobre Patricia Martinez
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Patricia Martinez possui trabalho fortemente caracterizado pelo essencialismo, que valoriza o elo entre ser humano e espaço e atribui beleza por meio da simplicidade de itens e cores. Em 2005, a profissional fundou o estúdio Patricia Martinez Arquitetura, que desenvolve projetos corporativos e residenciais focados na harmonia de proporções e formas alinhadas ao bem-estar, conforto e funcionalidade dos ambientes. A afinidade pelas referências Escandinavas e Japonesas reforçam suas intervenções marcadas pela atenção às sensações provocadas pelos detalhes e proximidade com o universo da arte. São mais de 400 projetos realizados no Brasil, Suécia, Espanha, Estados Unidos e Panamá, entre atuações de Arquitetura e Design de Interiores.