Pular para o conteúdo

Gravidez Tardia: Conheça os 5 cuidados essenciais na gestação após os 35 anos

Médico obstetra e consultor da Philips Avent, Dr. Alberto Guimarães, explica os riscos e precauções necessárias para uma gravidez com menos riscos

Nos últimos 20 anos, o número de mulheres que tiveram bebês após os 35 anos avançou no Brasil, aponta estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). De acordo com o médico obstetra e consultor da Philips Avent, Dr. Alberto Guimarães, nessa faixa etária a gravidez já é considerada tardia e merece um acompanhamento mais próximo com o objetivo de diminuir riscos e ser bem-sucedida.

Para aquelas mulheres que já passaram dos 35 anos e planejam engravidar, o doutor traz algumas recomendações:

  1. O primeiro e mais importante passo é ter a certeza que quer engravidar nesse momento;
  2. Consultar um profissional antes de engravidar para um check-up completo da saúde;
  3. Interromper o método anticoncepcional utilizado;
  4. Iniciar a suplementação indicada pelo médico;
  5. Aderir hábitos mais saudáveis.

O especialista recomenda que a gestação aconteça de maneira planejada, para que todo o acompanhamento médico se inicie antes mesmo da fecundação. “A partir dos 35 anos, a gestação deve ser cuidada com uma estratégia de prevenção, e não como um risco em si. Nesses casos, é necessário manter a bandeira amarela em alerta, com intuito de reduzir os riscos durante o período gestacional”, esclarece o Dr. Alberto.

Segundo o médico, em grande parte dos casos de gravidez tardia ou idosa – como também é conhecida – a mulher necessita de  uma suplementação diferenciada, avaliação hormonal e acompanhamento constante da pressão arterial e do peso para que a gravidez avance de maneira saudável. “Entre 10 e 15% das gestações podem sofrer abortos, em sua maioria decorrentes de componentes genéticos. Quando filtramos para a gravidez tardia, esse índice é ainda maior, o que pode comprometer a possibilidade de uma próxima gestação devido a idade da paciente”, explica o médico.

Com o avanço da idade, aumentam as probabilidades de alterações metabólicas, tireoidites, diabetes, distúrbios de pressão, entre outros. “As chances de uma pré-eclâmpsia durante o parto, por exemplo, são maiores. Essa condição pode acometer tanto gestante com idades mais avançadas quanto adolescentes”, acrescenta.

O Dr. Alberto reforça que a idade não deve ser o único motivo para decidir pela maternidade. “Ao pensar em engravidar, a mulher tem que levar em consideração se ela realmente tem o desejo de ser mãe e se está preparada para essa mudança em sua vida. A idade não pode ser o único fator para engravidar. Se houver dúvidas sobre a maternidade, o congelamento de óvulos pode ser uma possibilidade para a mulher postergar essa decisão e gestar no momento ideal”,, comenta o médico.

Dr. Alberto Guimarães é médico, ginecologista e obstetra pela Faculdade de Medicina em Teresópolis, mestre e doutorando, pela Escola Paulista de Medicina, UNIFESP e idealizador da Universidade do Parto.

Sobre a Philips Avent:

Philips Avent é a marca número 1 em recomendação das mães e uma das pioneiras em puericultura no mundo. Há 37 anos, cria soluções inovadoras que visam transformar a alimentação, os cuidados com a saúde das mães e dos bebês e a segurança de milhões de crianças. A companhia construiu a sua história alinhada às famílias e profissionais de saúde, sempre pautada em estudos e pesquisas, a fim de entregar qualidade e inovação em seus produtos e ações. Avent é uma das marcas da Royal Philips, empresa líder em tecnologia da saúde, focada em melhorar a qualidade de vida das pessoas e em permitir melhores resultados por meio do ciclo completo da saúde, que envolve desde vida saudável e prevenção, até diagnóstico, tratamento e cuidados domiciliares. Fundada na Holanda, a Philips é líder em diagnóstico por imagem, terapia guiada por imagem, monitoração de pacientes, informática voltada à saúde, cuidados domésticos e saúde do consumidor.

Para saber mais sobre a Philips Avent, acesse: https://www.loja.philips.com.br/avent