Pular para o conteúdo

Cirurgião-Dentista ajuda no diagnóstico de alguns tipos de câncer

No Dia Mundial de Combate à doença, o CROSP reforça a importância da orientação e do tratamento precoce

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 704 mil novos casos de câncer são esperados para 2023 no Brasil. O número é alarmante e exige esforço de diversos profissionais da saúde para ser contido ou mesmo para que sejam intensificados os exames preventivos para diagnóstico precoce.

Identificar o câncer em fase inicial é imprescindível para aumentar as chances de cura. Nesse contexto, o papel do Cirurgião-Dentista na identificação da doença na cavidade maxilomandibular é importantíssimo, principalmente para a eficiência do tratamento.

O Cirurgião-Dentista, professor universitário, coordenador do serviço de Estomatologia da Santa Casa de Santos e membro da Câmara Técnica de Estomatologia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Dr. José Narciso Rosa Assunção Júnior, alerta que somente o especialista pode observar com precisão alterações ou lesões suspeitas na boca, sendo que qualquer medida paliativa deve ser evitada. “Tratamentos caseiros ou remédios indicados por não profissionais podem atrasar o diagnóstico e, por consequência, piorar o prognóstico, contribuindo, inclusive, para que se perca eventualmente a possibilidade de cura da doença. Portanto, é sempre importante observar que, qualquer que seja o tipo de alteração, a primeira indicação é procurar o profissional especializado”.

Dr. José Narciso reforça ainda a importância de educar a população quanto aos hábitos, situações de risco e os possíveis desfechos, já que os tipos de cânceres de boca, de orofaringe e dos lábios podem ser agravados com lesões e exposição como cigarro, álcool e até mesmo pela radiação solar para os casos das neoplasias de lábio. Ele também recomenda a vacinação de crianças e pré-adolescentes para o HPV como prevenção.

Câncer de boca

Anualmente, são registrados aproximadamente 15 mil novos casos de câncer de boca no Brasil. O mais frequente é o carcinoma de células escamosas ou carcinoma epidermóide, que representa quase 90% dos tumores da boca.

Quanto à prevalência por sexo, o câncer de boca tende a acometer mais os homens do que as mulheres. No país como um todo, espera-se a ocorrência de 11.200 casos novos em homens, podendo variar de 3,57 a 14,17 casos por 100.000 habitantes homens e de 1,1 a 4,47 casos por 100.000 mulheres. Considerando homens e mulheres, a incidência é mais alta nos estados de Santa Catarina (8,79), Alagoas (8,28), Sergipe (7,73), Ceará (7,19), Espírito Santo (7,05), São Paulo (6,41) e Minas Gerais (6,30).

O professor titular da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) e membro da Câmara Técnica de Patologia Oral e Maxilofacial do CROSP, Dr. Fabio Daumas Nunes, acrescenta que o câncer de boca é uma doença grave e potencialmente fatal para a qual todo Cirurgião-Dentista deve estar sempre atento e preparado, seja para orientar, prevenir, diagnosticar ou mesmo reabilitar um paciente que apresenta ou já apresentou essa condição.

“O conhecimento acerca do diagnóstico do câncer oral é essencial para que você consiga encaminhá-lo devidamente para o tratamento oncológico com a máxima brevidade e, assim, evitar atrasos desnecessários que possam potencializar as sequelas oriundas das terapias e/ou interferir na sua expectativa de vida. Caso o Cirurgião-Dentista não se sinta apto para realizar o diagnóstico de lesões orais, não há nenhum problema em encaminhar o paciente para um especialista (Estomatologista). Isso é o melhor a fazer no momento”.

Quanto ao câncer de boca, fique atento aos principais sinais:

  • Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
  • Manchas, placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca) ou mucosa jugal (bochecha);
  • Nódulos (caroços) no pescoço;
  • Rouquidão persistente;

Nos casos mais avançados, podem ser observados os seguintes sintomas:

  • Dificuldade de mastigação e de engolir;
  • Dificuldade na fala;
  • Sensação de que há algo preso na garganta.

Em todos esses casos é imprescindível recorrer ao atendimento do profissional de saúde habilitado, o Cirurgião-Dentista é um deles.

 

Sobre o CROSP

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma Autarquia Federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com mais de 170 mil profissionais inscritos.
Além dos Cirurgiões-Dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Auxiliares em Saúde Bucal (ASB), Técnicos em Saúde Bucal (TSB), Auxiliares em Prótese Dentária (APD) e Técnicos em Prótese Dentária (TPD).