Pular para o conteúdo

Caso Dedé Santana: especialista comenta cuidados e benefícios ao optar pela harmonização facial na terceira idade

Cada vez mais em alta, a harmonização facial ganhou em 2023 mais um adepto: Dedé Santana, o eterno Trapalhão, compartilhou nas redes sociais que realizou o procedimento aos 86 anos. O comediante realizou preenchimentos no bigode chinês, mandíbula, lábios, olheiras, mento, malar, marionete e design de sobrancelhas.

Ticiana Campos, referência em Odontologia Estética, explica que não existe limite de idade para a realização da técnica, mas que a avaliação de um profissional é muito importante: “É necessário avaliar as necessidades do paciente e se possui contraindicação médica para que então o procedimento seja feito de uma forma que atenda aos desejos estéticos dele mas sem exageros e riscos para a saúde”, comenta.

A harmonização facial consiste em uma técnica não cirúrgica que promove o alinhamento e a correção de ângulos da face para trazer mais harmonia ou realçar uma característica já existente. No caso de Dedé, o procedimento busca amenizar as marcas deixadas pelo processo fisiológico do envelhecimento. Na terceira idade, a pele se torna mais seca e opaca, a capacidade de produção de proteínas como colágeno e elastina também diminui e faz com que a pele perca elasticidade e força de sustentação.

O ácido hialurônico é então uma opção de preenchimento para partes onde o tecido possui aspecto mais envelhecido, enquanto a toxina butolínica (famoso botox) conduz o relaxamento dos músculos e promove melhoras no contorno facial ao suavizar rugas e linhas de expressão na face.