Pular para o conteúdo

Você já ouviu falar em Fotofobia?

Saiba tudo sobre a dificuldade de olhar para a luz

A fotofobia é uma condição em que a pessoa tem sensibilidade à luz. Isso pode causar desconforto, dor e até mesmo dificuldade de enxergar quando exposto à luz intensa.

Segundo o Dr. Marcelo Brito, médico oftalmologista, existem várias causas, incluindo problemas oculares como a conjuntivite, a uveíte e a catarata, bem como problemas de saúde geral, como enxaqueca, lúpus e esclerose múltipla. Algumas pessoas também podem desenvolver fotofobia como efeito colateral de certos medicamentos.

“Para as pessoas que sofrem com fotofobia, a visão pode parecer desfocada e ofuscada quando expostas à luz, especialmente luzes brilhantes. Além disso, os olhos podem lacrimejar, arder e ficar vermelhos”, explica o oftalmologista.

O tratamento depende da causa subjacente. Se for causada por problemas oculares, o tratamento pode incluir colírios ou outros medicamentos oftalmológicos. Se for causada por problemas de saúde geral, o tratamento pode incluir medicamentos para tratar essa condição. Além disso, é recomendado usar óculos escuros para proteger os olhos da luz intensa.

A prevenção da fotofobia inclui evitar exposição prolongada à luz intensa, usar óculos escuros ao estar ao ar livre, especialmente durante as horas de sol mais fortes, e consultar um médico se você notar qualquer desconforto ocular.

Fonte:

Marcelo Brito
Médico Oftalmologista
CRM: 18871/RQE:415
Instagram: @dr.marcelobrito