Pular para o conteúdo

Projeto-piloto do Real Digital será implementado em março

Em teste, o Real Digital vai adicionar Brasil entre os países pioneiros na virtualização do sistema financeiro

O Real Digital começará a ser implementado ainda este mês, mas em fase piloto. A moeda será liberada para os primeiros usuários e deve estar disponível ao público geral, no entanto, apenas em 2024. O projeto do Banco Central (Bacen) visa modernizar o sistema bancário e como utilizar o dinheiro. Tal medida faz parte de uma série de iniciativas da autoridade monetária rumo à digitalização da economia do País, de modo que o Brasil possa acompanhar os avanços tecnológicos e esteja mais preparado para a chamada web3.

Classificada como CBDC (Central Bank Digital Currency – moeda digital de banco central), o Real Digiral será produzido e regulado pelo BC, seguindo as normas vigentes da política monetária nacional.

Recentemente, o Bacen anunciou que irá criar uma blockchain própria para o Real Digital e que a inspiração para este desenvolvimento é o Ethereum. Tendo como principais objetivos diminuir os custos de operações bancárias – como a emissão de papel-moeda – e ampliar o contingente de pessoas no mercado financeiro e facilitar o acesso dos brasileiros a recursos financeiros por meio da tecnologia.

“No futuro, o Real Digital poderá ser utilizado em qualquer país do mundo, sem necessidade de conversão, inibindo, por exemplo, crimes como a lavagem de dinheiro. Além disso, o Real Digital poderá facilitar, por exemplo, o uso de contratos inteligentes (smart contracts), no que é chamado como “dinheiro programável””, afirma Lorena Botelho, sócia do Peck Advogados.

A previsão é de que o Real Digital tenha o potencial para aprimorar a eficiência do mercado de pagamentos de varejo, além de promover a competição e a inclusão financeira para a população que ainda não é adequadamente atendida pelos atuais serviços bancários.

A intensão é que, futuramente, o Real Digital possa ser utilizado em qualquer país, sem que haja a necessidade de conversão de moeda – uma prática que ajudaria a inibir crimes de lavagem de dinheiro, por exemplo.

O Real Digital não será uma criptomoeda, uma vez que será regulamentada inteiramente pelo Banco Central, diferente das criptomoedas que possuem gestão descentralizada. Ademais, para o mercado financeiro as criptomoedas são ativos de investimento, o plano é que o Real Digital seja uma moeda nacional.

“Vale destacar que apesar de ter sido confirmada em dezembro de 2022, a projeção de implementação da moeda é apenas para a primeira metade de 2024, ficando ainda em fase de teste durante todo o ano de 2023”, afirma Lorena.