Pular para o conteúdo

Um alerta grave exposto na novela: o vício em games 

Psicanalista explica que transtorno psicológico se chama Game Disorder

A dependência tecnológica (uma condição ou transtorno psicológico que se manifesta pela dificuldade, por parte de um indivíduo de se desconectar de aparelhos – Gaming Disorder) vem sendo abordada na novela das 21 horas da Rede Globo, escrita pela autora Glória Perez.

No folhetim, o personagem Theo sofre emocionalmente com o vício em games. Adoecendo a si e também sua família que está aprendendo a lidar com o problema. Mas o que vem a ser essa doença e como saber quando um simples lazer se transforma em um problema que deve ser levado a sério?

A intensidade, frequência e duração do tempo de utilização dos games são fatores determinantes para fechar um diagnóstico.

O indivíduo se sente incapaz de controlar ou de colocar um limite no tempo em que realiza a atividade. Além disso, o jogo passa a ser sua prioridade em detrimento dos interesses vitais, como: comer, dormir, descansar, higiene, socializar, trabalho, estudo, dentre outras rotinas cotidianas.

Por fim, é muito comum perceber que, à medida que o vício se torna incontrolável, a pessoa começa a ter uma escalada de tempo crescente para os jogos.

Pensando neste problema, ainda não temos uma causa específica e determinada, podendo ser um somatório de fatores. Claro que, a questão se torna muito subjetiva, pois pode ser por fuga da realidade, carência afetiva, necessidade de se desafiar a todo instante, procrastinação, baixa autoestima, dificuldades de autocontrole, impulsividade, deficiência comunicativa, déficit do manejo emocional, timidez em excesso, depressão, ansiedade, prejuízos cognitivos, dificuldade no gerenciamento das emoções, entre outros. Mas, assim como todo tipo de vício (drogas, alcoolismo, tabagismos, sexo, compras…) existe o fator recompensa cerebral. Um mecanismo biológico que provoca motivações para permanecer no vício.

Isso acontece, porque ao jogar, o neurotransmissor dopamina é liberado, provocando prazer imediato, favorecendo a permanência na atividade. O vício provoca abstinência quando o indivíduo é impossibilitado de continuar no game. Provocando a manifestação de sintomas como a agressividade, a ansiedade ou irritabilidade.

E qual seria o melhor tratamento?

Busque ajuda de um profissional de saúde mental, que poderá através de técnicas e instrumentos específicos, realizar uma avaliação neuropsicológica e psicológica para a constatação do prejuízo social em razão do abuso ou dependência de games e, desta forma, fechar um diagnóstico e definir a melhor conduta. Normalmente, o mais comum é aliar um tratamento para transtornos de impulso.

Ou seja, tanto crianças, quanto adultos podem apresentar sinais de recuperação. Basta que o contato com os jogos seja monitorado. Isso não significa impedir a pessoa de jogar, mas determinar regras e definir horários, tomando o cuidado para que a exposição ao game não ultrapasse o total de uma hora por dia.

Enfim, tanto para o personagem Theo da novela de Gloria Perez quanto para qualquer outro indivíduo, a cura desta condição de sofrimento é possível. A eficácia se dá de forma gradual, uma vez que a intensidade da prática de jogos for diminuindo, sem dor emocional identificada.

Portanto, a terapia, o autocuidado, o desenvolvimento pessoal, a clareza de informação e o acolhimento de uma rede de apoio, são muito eficazes no combate ao vício.

Dra. Andréa Ladislau  / Psicanalista