Pular para o conteúdo

Cantu indica vinhos para abastecer a adega para o outono

Sommelier destaca quatro rótulos para a estação e indica suas harmonizações perfeitas

Junto com a estação mais charmosa do ano, chegam as temperaturas mais amenas, dias mais curtos e noites mais frescas e agradáveis. Nesse cenário aconchegante do Outono, que começa oficialmente em 20 de março, o vinho é quase indispensável. Para ajudar o consumidor, o sommelier Gustavo Peroni, da Cantu, maior importadora de vinhos do Brasil, separou algumas dicas para ajudar na escolha dos melhores vinhos e suas harmonizações.

“Com a mudança do clima, os pratos também mudam. Se no verão investimos mais nas saladas e pratos leves, no outono abrimos espaço para as massas, pratos mais condimentados ou uma tábua de frios. A dica é subir um degrau no peso dos vinhos e acrescentar aromas mais terrosos com especiarias. Os franceses chamam de ‘Sous-bois’, em tradução literal ‘vegetação rasteira’, que descrevem de forma geral os aromas que lembram folhas secas, cogumelos, vegetação silvestre e madeira úmida que associados aos aromas de frutas vermelhas e pretas maduras dos tintos, formam um conjunto encantador e com a cara e o charme do Outono.”, conta o sommelier Gustavo Peroni.

Para começar as dicas o especialista destaca o Cinsault, da linha Queulat com certificado vegano, da vinícola chilena Ventisquero. É um tinto produzido na região do Valle del Itata por meio de uma seleção manual de uvas e fermentação em tanques de aço inoxidável, com um olfativo que remete a framboesa, amora com notas de ervas e folhas secas. Para harmonizar, os pratos com ave assada e legumes caem super bem, assim como queijos mais cremosos ou até mesmo uma massa com molho branco e cogumelos.

Mais uma dica para o Outono é o vinho espanhol Crianza, da famosa vinícola Ramon Bilbao, marca número 1 no on trade da Espanha, na categoria Rioja Crianza. O vinho é elaborado com a uva Tempranillo, estagiou 14 meses em barricas de carvalho americano e mais 12 meses em garrafa antes de ir para as prateleiras. Os aromas de frutas vermelhas com perfil mais maduro, cerejas secas e uma nota de baunilha escoltada por especiarias doces, fazem desta uma bebida muito especial. Para harmonizar, a aposta é nas carnes vermelhas grelhadas ou assadas, queijos semi duros e massas com molhos mais encorpados.

Como em pleno outono celebramos a Páscoa, época em que os pratos com bacalhau ficam em alta, o sommelier indica um Best seller português, o Herdade de São Miguel Colheita Selecionada, da vinícola Casa Relvas, que fica na região do Alentejo, em Portugal. Um corte de quatro uvas, Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Syrah e Cabernet Sauvignon, que ganha ainda mais complexidade pelos seus quatro meses em barricas de carvalho. A  bebida esbanja frutas vermelhas em seu aroma de cereja em calda, com toques de especiarias e chocolate. É um par perfeito para receitas com bacalhau.

Gustavo Peroni fecha as dicas de vinhos para o outono com um italiano, o Codici Primitivo Di Manduria, da vinícola Codici Masserie. Este é um dos rótulos mais vendidos pela Cantu Importadora. Frutas pretas maduras, como ameixa e cassis com suaves notas de pimenta preta, chocolate e café, são a marca dele. Um vinho mais encorpado, perfeito para harmonizar com risoto de queijos, filé ao molho madeira, carnes assadas, ou uma lasanha à bolonhesa

Aproveite o outono com uma taça na mão!

Sobre a Cantu Importadora

Conhecida como a maior importadora de vinhos do Brasil, a Cantu possui 18 anos de operação B2B e presença nacional em mais de 15 mil pontos de venda, com mais de 400 rótulos de vinhos renomados em seu portfólio. Seu propósito é trazer para o país grandes marcas de expressão mundial. Na gama de produtos, são mais de 50 produtores de 14 países. Apresenta valores e uma filosofia que permite à empresa trazer rótulos de vinhos de extrema qualidade, contando com sólida estrutura logística e capacidade operacional para atender todo o território nacional. A viabilidade da empresa estabeleceu-se através de fortes parcerias, firmadas com grandes vinícolas do mundo. Mais informações em https://institucional.cantuimportadora.com.br/.