Pular para o conteúdo

Páscoa chegando: entenda a relação do chocolate com o surgimento de cravos e espinhas 

Dermatologista dá dicas de como cuidar da pele durante o período

A Páscoa está chegando e é difícil resistir às guloseimas da data. Durante esse período, é comum que haja um aumento no consumo de chocolates, que pode ser um alerta para aqueles que já têm tendência no aparecimento de erupções na pele, seja por conta do excesso de oleosidade ou alterações hormonais.

“Embora não haja evidências conclusivas de que o chocolate cause acne, estudos sugerem que o consumo excessivo de alimentos com alto teor de açúcar e gordura pode contribuir para o aparecimento de espinhas”, conta a Dra. Paula Tavares Colpas1, dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e consultora médica da TheraSkin®. A médica esclarece que o chocolate é rico em gorduras saturadas, que podem obstruir os poros da pele, aumentando a produção de sebo e favorecendo o surgimento de cravos e espinhas.

Para evitar o aparecimento de espinhas e acne durante a Páscoa, a dermatologista recomenda alguns cuidados simples, como reduzir o consumo de açúcar e chocolate, manter a pele limpa e hidratada e usar produtos específicos para o cuidado da pele oleosa. Além disso, é importante manter uma dieta equilibrada e saudável, rica em vitaminas e nutrientes que ajudem a manter a saúde da pele. “Aqueles que não abrem mão de um docinho, podem optar pelo consumo do chocolate amargo, que apresenta uma maior ação antioxidante e um menor efeito comedogênico2”, conta a dermatologista.

A farmacêutica brasileira TheraSkin® conta com uma linha completa de produtos que atuam na prevenção e tratamento de cravos e espinhas. Um deles é o Papuless® Gel Antiacne, formulação aquosa a base de Niacinamida pura, que ajuda a diminuir a oleosidade e atua na melhora da textura e uniformidade da pele. O Sabonete Theracne® promove a limpeza suave, sem agredir a pele. Já o Theracne® Gel Esfoliante Facial promove uma esfoliação multifuncional: estimula a renovação celular, remove e previne cravos e suaviza a pele, complementando os cuidados rotineiros e necessários com a limpeza da pele oleosa e acneica.

“É importante lembrar que cada caso de acne é único e pode requerer tratamentos específicos. A consulta com um dermatologista é fundamental para a indicação dos produtos e tratamentos mais adequados para cada paciente”, ressalta Paula.

A moderação é a chave para uma dieta saudável e equilibrada, e o cuidado com a pele é uma parte importante da manutenção da saúde e da beleza.

1 Dra. Paula Tavares Colpas (CRM/SP: 129556 – RQE: 34206), médica dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

2 Acne and diet: a review.Int J Dermatol. 2022 Aug;61(8):930-934. doi: 10.1111/ijd.15862.

Sobre a TheraSkin® Farmacêutica brasileira, há 25 anos desenvolvendo e produzindo produtos dermatológicos para as diferentes peles e a primeira do país a utilizar a inteligência artificial para suporte da equipe de pesquisa no desenvolvimento de dermocosméticos. Comprometida em educar e conscientizar as pessoas a cuidarem da saúde de suas peles com responsabilidade, a indústria é alinhada à comunidade médica do começo ao fim de sua cadeia. Possui fábrica em São Bernardo do Campo, com laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento próprio. Para conhecer toda a linha de dermocosméticos TheraSkin, acesse: Loja Oficial TheraSkin