Pular para o conteúdo

Dormir é ganhar tempo de vida: o sono é seu grande aliado neste Dia Mundial da Saúde

Apesar de negligenciado, o sono é tão importante quanto alimentação e exercício físico para a qualidade de vida e a longevidade

Na última sexta-feira, 7 de abril, se comemora o Dia Mundial da Saúde e dormir bem é essencial para uma vida saudável e longa. Porém, muitas pessoas ainda negligenciam a qualidade do sono e podem acabar sofrendo as consequências. Noites bem dormidas são fundamentais para um dia com mais disposição e, consequentemente, mais produtivo.

Por outro lado, a falta de sono pode aumentar o risco de doenças, como problemas cardiovasculares, pressão alta, diabetes, obesidade, depressão, cansaço emocional, falta de concentração e mudanças de humor. Uma análise da RAND Corporation estimou que a taxa de mortalidade para indivíduos que consistentemente dormem menos de seis horas por noite é 13% maior do que para aqueles que rotineiramente dormem sete ou mais horas por noite.

As horas de sono necessárias estão diretamente relacionadas à necessidade de passarmos por todas as fases do sono algumas vezes durante a noite, especialmente pela fase REM, responsável pela restauração cognitiva e consolidação da memória. Para se conseguir isso e ter uma noite bem dormida, é importante adotar medidas comportamentais, como ter um horário definido para se deitar e para acordar, evitar dispositivos eletrônicos pelo menos duas horas antes de dormir, praticar exercícios físicos e ter uma alimentação leve no final do dia.

Buscar oito horas diárias e ininterruptas de sono é a meta ideal, por isso, criar uma atmosfera no ambiente que favoreça o relaxamento e evite a interrupção do sono no meio da noite é tão importante. É fundamental entender que aspectos ambientais, como elementos da cama, sons, luzes e temperatura do quarto, influenciam diretamente na qualidade do sono.

“Ao criarmos a Zissou, realizamos uma pesquisa para entender o que as pessoas pensam quando falamos de sono e vimos que grande parte delas associa o sono a algum medicamento. Acreditamos que o momento de dormir deve ser naturalmente prazeroso e agradável. Por isso, investir em uma cama confortável, com um bom colchão, travesseiros e roupas de cama aconchegantes é tão importante quanto manter uma rotina diária fora da cama que favoreça o momento de dormir”, conta Ilan Vasserman, sócio fundador da Zissou, marca de produtos premium para sono.

A boa notícia é que dormir direito pode melhorar a saúde em vários aspectos, ajudando a regular o apetite, controlar o peso, melhorar o humor, reduzir o estresse e a ansiedade, e até mesmo fortalecer o sistema imunológico.

“Pensar em produtos que possam ajudar a melhorar o sono e, consequentemente, a saúde das pessoas é um grande desafio para as empresas. Na Zissou, buscamos incorporar tecnologias que impeçam o aquecimento do corpo durante a noite nos colchões e a modulação do travesseiro para que cada um escolha a melhor altura para dormir, por exemplo. São alguns recursos que já ajudam a dormir melhor”, ressalta Vasserman.

Além de aspectos de otimização do ambiente, começar a gerir a rotina em torno do sono, criando rituais de higiene do sono, pode ser um divisor de águas entre problemas para adormecer e um sono de qualidade. Porém, caso haja dificuldade persistente para dormir, é recomendado procurar um médico especialista em sono para uma investigação mais profunda.

Sobre a Zissou

Fundada em 2017, a Zissou é pioneira em trazer o conceito de Bed in a Box ao Brasil e foi criada com o propósito de redefinir a relação das pessoas com o sono. A linha de produtos da marca conta com três modelos de colchão super premium, travesseiro modular, cama para pets, lençóis e duvet de polpa de bambu, base e protetor de colchão.  Os colchões Zissou são embalados a vácuo e entregues em uma caixa compacta, facilitando a logística, diminuindo prazos de entrega e proporcionando uma experiência de unboxing única aos clientes. Em 2019, a empresa recebeu investimento da varejista Fast Shop. Os produtos Zissou estão presentes em renomadas redes hoteleiras, como Fasano e Belmond.

Com o e-commerce como principal canal de venda, a marca oferece 100 dias de teste, com devolução gratuita caso o cliente não se adapte ao produto. Para proporcionar uma experiência única ao público, os colchões podem ser experimentados em 4 lojas próprias, em São Paulo e Campinas, em mais de 80 unidades da Fast Shop e em lojas do segmento decor, como Breton e Ornare.