Pular para o conteúdo

Para relançamento de Ma Chérie Jeans e Amie, o Boticário aposta em experimento olfativo que resgata memórias afetivas dos anos 2000

Marca convida #GeraçãoMaChérie, lovers da fragrância, para protagonizar campanha e reconhecer alguns cheiros nostálgicos em experiência que desperta sentidos e lembranças

Segundo estudiosos* da área de neurociência, 75% das nossas memórias são estimuladas pelo olfato e carregam muita nostalgia de momentos inesquecíveis. Pensando em envolver cada vez mais a comunidade lover do Boticário, a marca convidou consumidoras, selecionadas por meio de social listening nas redes, para estrelarem a campanha e vivenciarem um estudo sensorial que entrega dois relançamentos marcantes de Ma Chérie com as fragrâncias Jeans e Amie, em edição limitada.

Para materializar o experimento, o Boticário encontrou no Jungle Essence™ a possibilidade de reproduzir os cheirinhos marcantes que fizeram parte da adolescência e infância de toda uma geração nos anos 90 e 2000 para relembrar as sensações da época. A alta tecnologia é capaz de realizar a captação molecular de essências e as utiliza para gerar um óleo que incorpora o aroma do produto original.

Os cheiros nostálgicos que compuseram o experimento ajudaram as consumidoras a resgatarem memórias da pré-adolescência vivida no período que marca tendência até hoje: balas de canela e iogurte, giz de cera, cheiro de sandália de plástico, hit entre as adolescentes e, para complementar e surpreender, como um item surpresa: as apaixonadas por Ma Chérie encontram as fragrâncias que fizeram parte de suas rotinas por anos: Ma Chérie Jeans e Amie.

#GeraçãoMaChérie: campanha faz comeback de geração e apresenta relançamento de clássicos do portfólio infantil

Criada pela W3haus, do ecossistema Haus do Grupo Stefanini, #GeraçãoMaChérie pauta no filme a tendência estética dos millenials ou 2YK, como é referenciada nas redes, com decoração e looks da época em questão. “Os anos 90 e 2000 são as últimas décadas que não foram hiperdocumentadas pelos smartphones e redes sociais. Recriar as memórias de quem viveu essa época e convidar a Gen Z para mergulhar na estética nostálgica por meio da inteligência artificial é um presente do Boticário para sua comunidade que vai gerar muita conversa sobre os relançamentos”, aposta Natália Fava, diretora de Criação e Conteúdo da W3haus para O Boticário.

Segundo Marcela De Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário, a conexão entre o sentimento de saudade e a inovação de ponta para relembrar tais momentos foi o ponto de partida da marca para trazer a comunicação do relançamento. “No ano passado, trouxemos, após centenas de pedidos da nossa comunidade, a versão tradicional do Ma Chérie e continuamos recebendo inúmeros pedidos de consumidores pelas outras variações do produto. Agora, relembramos esses ícones com a materialização, não apenas das fragrâncias e embalagens fiéis às versões originais, mas também retomamos todo o contexto de como foram os anos 90 e 2000”, comenta. A executiva afirma ainda que esse momento para a marca, com a participação de consumidores na experiência sensorial e filme de campanha, é uma forma de retribuição e carinho para toda a comunidade apaixonada pela fragrância e pela jornada do Boticário. “O relançamento veio a pedido deles, por isso, nada melhor que os trazermos como os protagonistas dessa reestreia”, finaliza.

A campanha está integrada aos canais proprietários do Boticário no digital. A estratégia contempla ainda ativações de squad de influenciadores em conteúdos collab com a marca, com curadoria e contratação da Publination e PR da agência PROS. Confira o vídeo completo de #GeraçãoMaChérie nas redes do Boticário.

FICHA TÉCNICA
Nome do projeto: Geração Ma Chérie
Marca: O Boticário
Produto: Ma Chérie Amie e Jeans
Aprovação: Sylvia Branco, Karina Floriani, Caroline Prado Cardoso, Marcos Benedito.

Agência: W3haus
Direção de Criação: Larissa Magrisso, Daniele Almeida, Natalia Fava, Susana Maria.
Criação e Conteúdo: Felipe Lecina Marin, Juliana Kataoka, Dandara Cipriano, Mayara Francolino, Mayrana Galas, Manuela Borchardt, Amanda Vieira de Campos.
Planejamento e Dados: Eduardo Barreto, Tiago Gamaliel, Julianne Shtorache, Manuela Fonseca, Amanda Carolina.
Atendimento: Débora Barbezani, Fernanda Santos, Vanessa Jucá, Rafaela Braga, Maria Fernanda Nunes Mídia: Aline Manha, Stephanie Santos e Renata Manzano.
Produção: Lucas Costa, Hannah Andrade, Maria Eduarda Bueno

Produtora: Studio Horta
Produção Executiva: Getz Mentz
Atendimento: Getz Mentz e Rafael Fogaça
Diretora: Carla Nobre Mendes
Assistentes de Direção: Carolina Do Couto Rosa e Aline Vitor de Abreu
Diretor de Fotografia: Thiago Z Cauduro
Assistentes de câmera: André de Oliveira Alves e Bruno Gabriel da Silva Pereira
Making Of: Vitor Miranda
Operador De Câmera: Lucas Ferreira Peres Pimpinatti Paulino
Logger/ Streaming: Anderson de Oliveira Alves
Estagiário Câmera: Stella dos Santos Azevedo
Chefe de elétrica: Cristian Zinngraf
Assistente de elétrica I: Wellington Robson da Silva Paes de Souza e Icaro Batista de Macedo
Chefe de maquinária: Leocimar de Souza Trecena Junior (Leo Trezena)
Assistente de maquinária I: Celso Guimarães Silva e Rodrigo dos Santos Cabral
Diretor de arte: Luana Ganymedes Pinhanez
Assistente de Arte: Luísa Costa de Oliveira Lima
Produtor de Objeto: Guilherme Henrique Ferreira
Contra Regra: Daniel Dias Pinho Diogo
Assistente Contra Regra: Jorge Eduardo da Silva
Ajudante Objeto: Rafael Sipriano Da Silva Campos, Sergio Dos Santos Souza e Daniel Dos Santos
Produtor de Figurino: Thaysa Jafet Ajaj
Camareira Set: Andrea Matos De Oliveira Alves
Camareira PROVA FIG: Raquel Alves Feitosa Nunes
Make/hair: Feco Andrade
Ass Make/hair: Ana Carolina Ariosa
Coordenadora de Produção: Elizabeth Ganymedes Costa
Diretora de Produção: Ana Paula Rodrigues Ribeiro
Assistente de Produção: Larissa Carolina Sanches Ruiz e Alexandre Luiz Da Silva
Técnico de Som: António José De Gouveia
Principais: Juliana Neves Duarte, Emanuelle Ferreira de Moura e Kamilly Mendonça Rodrigues Flores
Editor Filme Hero: Guilherme Bechara
Editor Making Of: Thiago Cerutti
Color: Alan Porciuncula
Burn Color Grading
Produtor Musical: Tiago Abrahão
Coordenador de Pós-produção: Rafael Fogaça
Pós-produção: Gabriel Reinaldo, Pedro Oliveira, Rafael Fogaça
Diretor de Fotografia: Fabio Freitas do Santos
Assistente de Câmera I: Klaus Oti de Ornelas
Chefe de Elétrica: Wagner Wilson Barbosa
Chefe de Elétrica II: Rudney Prudente Santos
Som Direto: Elenton Zanoni
Make/Hair: Amanda Beatriz Barbosa Andrade
Assistente de Produção: Larissa Carolina Sanches
Plato: Evantui de Jesus Moreira

Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza — um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.
*Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022.
**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

**********
E-commerce | Instagram | YouTube | Facebook | Twitter
#GeraçãoMaChérie