Pular para o conteúdo

Quem tem implante pode fazer clareamento nos dentes?

Grandes tendências na Odontologia, a instalação de implantes e o clareamento dentário já são dos procedimentos mais procurados nas clínicas odontológicas. “O clareamento é um procedimento puramente estético, que utiliza compostos químicos que conseguem quebrar as moléculas pigmentadas dos dentes, devendo ser realizado com a supervisão de um dentista”, diz o Dr. Fábio Bezerra, PhD em Biotecnologia e Diretor Global de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da S.I.N. Implant System.

Justamente por serem duas técnicas largamente utilizadas, é comum que os pacientes fiquem em dúvida se é indicado fazer clareamento quando se tem um ou mais implantes dentários.

Em tempo: o tratamento com implantes é feito por meio de uma cirurgia na qual um dispositivo feito de material biocompatível – o implante – é instalado no osso alveolar, em substituição à raiz do dente. Em seguida, o dentista instala  a coroa protética, o dente colocado sobre o implante.

“Quem tem um implante pode fazer clareamento, porém é necessário que o cirurgião-dentista avalie bem a situação, já que, a depender do caso, os dentes naturais podem ficar com uma cor diferente da coroa feita em cerâmica ou porcelana”, explica o Dr. Bezerra.

“Ou seja, quando o implante é colocado, o dentista escolhe executar uma coroa protética que tem a mesma coloração dos outros dentes, porém, com o passar do tempo, os dentes naturais tendem a escurecer, enquanto que a coroa de porcelana ou cerâmica não altera sua cor”, comenta o especialista. “Nesses casos, o clareamento pode ser feito, mas só terá resultado nos elementos naturais, que devem voltar a ter um tom mais claro, parecido com o da prótese”, conclui.

Segundo o especialista, isso acontece porque estes materiais das coroas protéticas são inertes, ou seja, não reagem com os compostos químicos usados no clareamento. Como resultado, não alteram sua cor, assim como os dentes naturais que receberam tratamento de canal. Para estes casos, inclusive, existem técnicas específicas de clareamento.

Outro detalhe é que as coroas feitas em resina, que são bastante comuns em reabilitações totais, são mais porosas e podem pigmentar mais rápido com o tempo, em comparação a uma coroa cerâmica ou dente natural. “Porém, quando a manutenção é feita corretamente, as alterações de coloração podem ser reduzidas; por isso, é essencial que o paciente mantenha boa alimentação, bons hábitos de higiene bucal e visite a clínica odontológica com frequência”, afirma o Dr. Fábio Bezerra. “Caso a prótese venha a escurecer, a substituição dela costuma ser a melhor solução para um sorriso mais branco. Além disso, essa troca é feita por um procedimento simples, nada invasivo”, conclui.

Sobre a S.I.N. Implant System: referência mundial em produtos para implantes dentários, a S.I.N Implant System tem DNA brasileiro e está no mercado desde 2003. Hoje, seu parque fabril de última geração entrega mais de 5 milhões de produtos acabados todos os anos, com presença em 22 países. Com uma trajetória de conquistas apoiada nos princípios da simplicidade, inovação e nanotecnologia, a S.I.N. Implant System oferece as melhores linhas de implantes dentários do mundo, além de componentes protéticos. A empresa tem como visão oferecer o que há de melhor e mais seguro na área de implantodontia, utilizando, para isso, tecnologia de ponta e equipamentos de última geração, que passam por rigoroso controle de processos. A excelência em qualidade de seus produtos é garantida e comprovada por meio de certificações nacionais e internacionais. O sonho de restaurar sorrisos, iniciado com a Sra. Neide e o Dr. Ariel Lenharo, continua vivo. Em tempo: Ariel Lenharo foi o primeiro doutor em implantodontia do Estado de São Paulo, tendo também realizado sua pós-graduação nos Estados Unidos, no Pankey Institute. A Sra. Neide e o Dr. Lenharo estiveram à frente da companhia até 2009, quando o controle acionário da S.I.N passou para o fundo de investimentos Southern Cross Group, equity firm líder e mais antigo dedicado ao mercado latino-americano, com mais de U$ 2,8 bilhões investidos em 38 empresas em todo o continente. Mais informações em www.sinimplantsystem.com.br.