Pular para o conteúdo

O que é higienização do sono? Graciele Lacerda explica método que usa diariamente


Dormir é um dos momentos mais importantes do dia. Desfrutar uma noite de sono tranquila, auxilia a ter tanto o corpo, quanto a mente bem equilibrados. Por isso, é preciso evitar manter certas práticas e hábitos antes de deitar, pois podem causar um grande impacto, como a insônia.

Pensando nisso, a influenciadora digital e empresária Graciele Lacerda separou uma lista com dicas para realizar uma higienização do sono. “Se você tem dificuldades para dormir, essa dica é para você! São passos que irão te ajudar a ter uma noite de sono tranquila e de qualidade!”, diz.
Confira abaixo:

Evitar Café

A cafeína tem o poder de estimular o cérebro e acelerar os batimentos cardíacos, além de esquentar a temperatura corporal. Todos os são coisas ao contrário do que o corpo necessita no momento em que se prepara para descansar. Sendo assim, Graciele indica que a melhor opção é evitar tomar café após as 18h.

Ficar offline

O hábito de permanecer no celular até pegar no sono pode ser muito prejudicial. A luz emitida na tela do dispositivo bloqueia a liberação da melatonina, que é o hormônio responsável por alertar o corpo que está na hora de dormir. Sendo assim, a influencer recomenda ficar offline no mínimo uma hora antes de deitar para descansar.

Banho Morno

Tomar um banho morno, em torno de 90 minutos antes de dormir, ajuda o corpo a resfriar mais rápido na hora de se deitar e pode não apenas ajudar a melhorar a qualidade como também acelerar o processo de pegar no sono.

Tomar Chá

Os chás possuem o poder de fazer com que a pessoa relaxe à noite e otimize seu metabolismo. A musa fitness ressalta que além de ajudar no sono, alguns deles podem até auxiliar para a perda peso, desde que esteja alinhado com outros fatores da rotina.

Criar um ambiente relaxante

Um ambiente externo arrumado influencia o interior, por isso, se faz mais que necessário criar um lugar relaxante para uma noite de sono. Assim, Graciele indica reduzir as luzes, escolher um travesseiro que esteja de acordo com a posição escolhida para dormir, assim como ter um colchão que se encaixe com melhor modelo para perfil pessoal, principalmente se houver problemas nos quadris ou nas articulações.