Pular para o conteúdo

Dia Mundial do Hambúrguer: saiba como harmonizar com vinho!

Sommelier dá dicas para quem não abre mão de comemorar a data com uma taça de vinho e um x-salada ou mesmo um hambúrguer vegano

O hambúrguer é uma das refeições mais famosas e queridas do mundo. Um prato criado no século 17 por imigrantes da região de Hamburgo, na Alemanha, e que até hoje faz a cabeça de quem ama comer bem. O dia 28 de maio é conhecido como Dia Mundial do Hambúrguer e, pensando nisso, Felipe Cesca, enólogo e sommelier da Cantu Importadora, preparou uma lista super especial com indicações de rótulos para harmonizar e celebrar a data no melhor estilo.

“Mais que um lanche, o hambúrguer é um verdadeiro momento de prazer. Independentemente do estilo, ele sempre é suculento, com toques defumados e com sabores marcantes. E o vinho pode tornar o hambúrguer time ainda mais prazeroso. O vinho precisa ser frutado para equilibrar os sabores da grelha, e uma boa acidez para acompanhar a estrutura do queijo, molhos, bacon, picles e outros acompanhamentos que podem estar presentes”, conta Sérgio Cruz, sommelier da Cantu Importadora. 

Cuidar de cada detalhe da harmonização realça ainda mais o sabor do hambúrguer. Por isso, as principais indicações do sommelier giram em torno dos australianos Yellow Tail, dos americanos Sutter Home e dos chilenos Ventisquero Clássico. Porém, cada um tem suas especificidades e momentos para degustação.

O clássico hambúrguer de carne bovina, por exemplo, vai muito bem com o Sutter Home Cabernet Sauvignon, que é preparado durante 4 meses em carvalho francês e americano, e também com Ventisquero Clássico Syrah, um tinto chileno produzido em cubas de aço inox. Quando a refeição é feita com carne suína ou de cordeiro, a sugestão ideal é degustá-los com Yellow Tail Shiraz, um vinho frutado com toques de caramelo, ou com o Ventisquero Clássico Merlot, um tinto frutado produzido em uma das vinícolas mais famosas do Chile.

Os amantes de hambúrguer de frango vão adorar saborear o lanche com uma das três opções, entre o Sutter Home Chardonnay, fermentado e envelhecido por 3 meses em modernas cubas de aço nos Estados Unidos; o Ventisquero Clásico Rosé, um rosé chileno que deve ser servido de 6° a 8°C; e o Yellow Tail Chardonnay, produzido na cidade de Yenda, na Austrália, com toques especiais de abacaxi.

Para quem não abre mão de um hambúrguer de costela, a recomendação e apreciá-lo com um Ventisquero Clássico Cabernet Sauvignon, um tinto produzido no Chile pelos aclamados enólogos Felipe Tosso e John Duvale, ou com uma taça do Yellow Tail Cabernet Sauvignon, com 13% de álcool e tons de côco.

Aqueles que pretendem desfrutar de um hambúrguer de peixe podem combiná-lo com o norte-americano Sutter Home White Zinfandel, um rosé frutado da região de Sacramento e San Joaquim Valley; com o Ventisquero Clássico Sauvignon Blanc, fermentado a frio para preservar os aromas da variedade; e com o Yellow Tail Moscato, um branco que faz parte do grupo de rótulos mais vendidos na Austrália e top 5 do mundo.

E quem não come carne não fica de fora: o hambúrguer vegetariano, cada vez mais popular no mundo, cai muito bem com o Sutter Home Chardonnay, um branco fermentado e envelhecido por 3 meses em modernas cubas de aço; com o chileno Ventisquero Clásico Carménère, um tinto que deve ser servido na temperatura de 15 graus; e com o Yellow Tail Shiraz, elaborado por 4 meses em carvalho francês e americano.

E agora como estamos na onda dos Veganos, não poderíamos deixar de lado essa fatia do mercado e, para aqueles que acham que vinho não combina com os hambúrgueres veganos, temos duas indicações incríveis para harmonização, o primeiro deles, um Queulat Gran Reserva, uma obra de arte da Família Ventisquero, elaborado com Cabernet Sauvignon e cortes de Syrah e Petit Verdot que matura 12 meses em carvalho francês e o Vinã Esmeralda Branco, produzido com as castas Moscatel e Gewurstraminer da Bodegas Família Torres, tradicionais produtores da Espanha.

Por fim, mas nunca menos importantes, o recheio mais amado de todos os hambúrgueres em qualquer parte do mundo: o queijo. “No caso de queijos de sabor intenso, como o Blue Cheese e o Gorgonzola, sempre indico vinhos com perfil mais frutado, então o Merlot nos tintos (Ventisquero Clásico) e a Sauvignon Blanc ou Moscato nos brancos (Ventisquero Clasico, Yellow Tail Moscato). No rosé, a sugestão é o Sutter Home White Zinfandel, conclui Sérgio Cruz, sommelier da Cantu Importadora.