Pular para o conteúdo

Copos e garrafas térmicas: não se deixe enganar

Saiba o que você deve observar na escolha do seu e conheça o segredo por trás dos copos e garrafas térmicas que garantem a permanência da temperatura por mais tempo

Na academia ou na balada, no camping ou na trilha, em resorts ou no escritório. Os copos térmicos conquistaram o cotidiano das pessoas, seja no ambiente de trabalho ou no momento de lazer. Mais do que um simples utilitário, esses acessórios literalmente ganharam valor e se tornaram uma representação de estilo de vida e até status, chegando a custar algumas centenas de reais, dependendo da capacidade de volume e permanência da temperatura, que em geral, é o principal benefício buscado por seus usuários. Seja para uma bebida fria ou gelada, alcóolica ou não alcóolica, vale se aprofundar um pouco mais na estrutura desses “objetos de desejo” para não errar na compra. Mas, em meio a tantas opções no mercado, como saber se um copo ou garrafa térmica realmente cumpre o que promete? A Galapagos Outdoor, marca brasileira especialista no desenvolvimento de vestuário e acessórios para atividades ao ar livre, tem a sua linha de copos e garrafas térmicas como campeã de vendas no seu e-commerce. O head de Produto da empresa, Rodrigo Ferreira, revela a ciência por trás destes produtos e alerta sobre propagandas enganosas.

Performance de temperatura

No que se refere à performance de temperatura, algumas marcas afirmam que seus produtos mantêm o ‘quente’ por 12 horas e o ‘gelado’ por 24. Mas o que exatamente elas consideram como quente ou gelado? Rodrigo explica que para a Galapagos, o “quente” é acima de 60°C, e o “gelado” abaixo de 10°C. “É dentro desses critérios que realizamos testes rigorosos com nossos produtos, usando termopares e controle de temperatura. Os limites e resultados devem ser expostos de forma transparente ao consumidor. Na nossa linha, por exemplo, temos o copo Cave, que mantém o quente por duas horas e o gelado por cinco. O Tumblr Lagon, por sua vez, retém três horas e meia de calor e seis de frio. E a garrafa Cascade chega a manter sete horas quente e dezesseis gelada”, diz Ferreira.

Aço inoxidável

Segundo Rodrigo Ferreira, é essencial compreender a estrutura desses itens para fazer uma escolha acertada. A busca por copos e garrafas térmicas de qualidade tem aumentado, contudo, nem todos os produtos disponíveis no mercado são fabricados com aço inox 304, que previne a oxidação e por isso aumentam a durabilidade do produto, compensando ainda mais o investimento.

Parede dupla

Ele ainda destaca o benefício da parede dupla, que cria um ambiente de vácuo, que é a chave para manter a temperatura das bebidas, seja ela quente ou fria. “Esse isolamento a vácuo evita que os copos transpirem. Assim, pode-se colocá-los em qualquer superfície sem o risco de molhar ou danificar móveis, ou ainda queimar a mão”.

Aderência

Outro diferencial que pode ser observado, é o uso de pintura eletrostática, que garante que as garrafas ou copos não descasquem, proporcionando mais aderência ao segurar. O design também ajuda neste sentido. “Alças de silicone também facilitam a abertura, fechamento e transporte, evitando a perda da tampa”.

Atoxicidade e sustentabilidade

Os consumidores também devem estar atentos a aspectos de saúde. As tampas dos produtos da Galapagos, por exemplo, são BPA free, evitando a liberação de substâncias tóxicas. Rodrigo lembra que o uso de copos térmicos incentiva práticas sustentáveis. “Na Galapagos o selo ‘Long Life Relation Chip’ representa nossa missão: oferecer produtos duráveis que acompanham nossos clientes por toda a vida, reduzindo o uso de plásticos descartáveis”, conclui Ferreira.

Sobre a Galapagos

A Galapagos Outdoor é a primeira marca nacional de vestuário e acessórios para atletas e amantes de atividades ao ar livre que aplica consciência ambiental a produtos essencialmente técnicos. Em seu processo de pesquisa e desenvolvimento está a busca e análise de empresas parceiras que se enquadram nos conceitos de sustentabilidade, adotando metodologias que reduzem e recuperam o impacto ao meio ambiente, como a utilização da água da chuva, tingimento ecológico, embalagens verdadeiramente biodegradáveis, fibras 100% reciclada de sobras de tecidos, entre outras. Seus produtos estão à venda no e-commerce www.galapagosoutdoor.com.br