Pular para o conteúdo

Uma breve história do Ethereum – Como começou

A menos que você tenha acabado de pousar de um planeta diferente, você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre a criptomoeda. Mesmo que não, você deve ter encontrado termos como Bitcoin e Ethereum. Como a Bitcoin, o Ethereum utiliza tecnologia de blockchain. De acordo com alguns analistas, com seu crescimento e benefícios adicionais, o Ethereum poderia se tornar a plataforma de blockchain mais popular no futuro próximo. Além do Ethereum, o Bitcoin tem sido impressionante desde o seu início, tendo em mente os altos e baixos do projeto. Clique aqui para obter acesso à plataforma de negociação online líder chamada BitGPTApp.

O Ethereum é um serviço de código aberto, compartilhado publicamente, que aplica tecnologia de blockchain para permitir contratos inteligentes e negociação de criptomoedas sem o envolvimento de intermediários. A natureza descentralizada do Ethereum significa que não existe controle centralizado. Ao invés disso, vários usuários compartilham o controle sobre a rede.

Como tudo começou

Embora o Ethereum tenha surgido em 2015, sua concepção aconteceu mais cedo. A VitalikButerin é o cérebro original por trás dela. No entanto, outros fundadores se juntaram mais tarde. Eles incluíam Gavin Wood, Anthony Di Iorio, Charles Hoskinson e Joseph Lubin.

VitalikButerin introduziu pela primeira vez a ideia do Ethereum em um white paper em 2013. No white paper, Buterin apresentou uma visão da tecnologia de blockchain com um uso mais amplo do que apenas a sustentação de criptomoedas. A ideia era desenvolver a tecnologia de blockchain com mais utilizações, incluindo a viabilização de contratos inteligentes e o apoio ao desenvolvimento de aplicações digitais.

Os múltiplos fundadores conceberam o Ethereum através de brainstorming. Os fundadores alugaram uma casa em Miami, onde começaram a desenvolver o conceito mais simples do Ethereum. Em janeiro de 2014, os desenvolvedores anunciaram o Ethereum na Conferência Bitcoin da América do Norte pela primeira vez. Foi então que os fundadores se encontraram e discutiram sobre o conceito por seis meses.

O desenvolvimento de Ethereum começou no início de 2014. Antes de implementar o software, os fundadores desenvolveram o Ethereum Yellow Paper que descrevia a Máquina Virtual Ethereum. O Ethereum foi desenvolvido através da Ethereum Switzerland GmbH, uma empresa suíça, e levou à Fundação Ethereum, uma empresa suíça sem fins lucrativos.

O financiamento do desenvolvimento do Ethereum foi feito através do crowdfunding, com uma venda pública online entre julho e agosto de 2014. Através dela, os participantes compraram Ether utilizando Bitcoin. E isto levou ao desenvolvimento final da tecnologia blockchain.

O lançamento

O Ethereum permaneceu apenas uma visão até 2015, quando foi lançado. Foi lançado pela primeira vez como Frontier. O bloco de gênese do Ethereum tinha 8.893 transações que atribuíam diferentes quantidades de Ether a outros endereços. Desde o lançamento inicial, o Ethereum continuou a crescer, mas não com alguns soluços.

Ethereum sofreu um golpe significativo em 2016 quando um hacker anônimo roubou a EtherEther no valor de 50 milhões de dólares da plataforma. E isso levantou preocupações sobre a segurança da plataforma e até resultou na divisão da comunidade Ethereum em duas, Ethereum e Ethereum Classic.

Entretanto, as crescentes preocupações com a segurança também levaram a melhorias no Ethereum. Em 2021, duas atualizações significativas na rede com nomes de código ‘B’rlin”e’ L’ndon’ aconteceram. Estas atualizações levaram a uma maior segurança e usabilidade de Ethereum.

Com o aumento da popularidade, o Ethereum é uma das tecnologias de blockchain mais preferidas. Ele oferece muito mais do que apoiar transações financeiras. Como resultado, o EtherEther também se tornou a segunda maior criptomoeda em termos de uso e até mesmo de negociação.

Conclusão

O Ethereum ainda é uma plataforma em crescimento, tendo sido lançado há menos de uma década. Ainda assim, a história da rede é impressionante dentro desse período razoavelmente curto. Desde sua concepção original até seu desenvolvimento e lançamento, a história do Ethereum é louvável. Até agora, esta história ainda está se desenrolando, e pode ser bem diferente no futuro, devido a desenvolvimentos futuros.