Pular para o conteúdo

5 vantagens para trocar a dentadura por um implante dentário

Além dos implantes dentários serem a solução mais moderna e completa para a reabilitação oral, existem também outras opções de tratamento para repor um ou mais dentes perdidos. Entre eles, um dos mais populares é a dentadura, nome que está no imaginário de todos, mas tem entrado cada vez mais em desuso nos últimos anos.

“Graças aos avanços da Odontologia como um todo, os implantes estão cada vez mais acessíveis e com altas taxas de sucesso, sendo eles, sem dúvidas, uma solução muito mais eficiente para a perda dentária”, explica o cirurgião-dentista Fábio Azevedo, Especialista em Implantodontia e Consultor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da S.I.N. Implant System.

“Por isso, a adesão ao tratamento cirúrgico tem aumentado em relação às dentaduras, que estão se tornando cada vez menos comuns”, conclui o dentista.

Confira, a seguir, cinco razões para trocar um dentadura por um implante dentário:

1) Mastigue melhor

Um implante dentário substitui pontualmente todas as funções de um dente natural, por isso, a capacidade mastigatória do paciente melhora muito, em comparação ao uso de uma dentadura. “Justamente por dificultar a mastigação e torná-la incômoda, as dentaduras, por serem móveis, também podem causar danos à gengiva, além de impedir o paciente de comer alguns alimentos com segurança”, diz o especialista.

2) Mais autoconfiança

Hoje em dia, muitas pessoas que usam dentaduras acabam com sua autoestima abalada, afinal, essa solução, além de pecar pela pior funcionalidade, costuma também não ser adequada do ponto de vista estético, já que não tem a mesma normalidade de um dente natural. “Cada prótese para implantes é fixa, sendo feita sob medida, justamente para ter uma estética e individualidade que combine perfeitamente com o sorriso do paciente”, afirma o Dr. Azevedo.

3) Uma higienização mais segura

“Por serem móveis, as dentaduras precisam  ser removidas da boca na hora de higienizar e também necessitam uma atenção especial no momento da higienização, para se evitar quedas e possíveis fraturas e quebras”, diz o dentista. “No caso do implante, a escovação pode ser feita normalmente, sem nenhum percalço ou constrangimentos, com muita segurança”, explica o especialista.

4) Evita doenças bucais

Um dos principais problemas decorrentes do uso de dentaduras é que, com o tempo, ocorre uma perda óssea na cavidade bucal, e a prótese fica cada vez mais instável, podendo se soltar com facilidade e ainda  podendo ocasionar traumas na gengiva, o que, em casos extremos, tem potencial para levar ao câncer de boca. “O implante é instalado diretamente na estrutura óssea do paciente, substituindo a raiz do dente perdido, o que, além de dar muito mais segurança na mastigação evitando lesões na gengiva e consequentemente, também evita a perda óssea e diversos problemas no futuro”, comenta o Dr. Fabio Azevedo.

5) Implantes  muito mais vantajosos

Mesmo sendo a dentadura uma solução mais econômica, ao analisar no longo prazo, os implantes apresentam uma vantagem enorme frente as dentaduras, já que,além do que foi relatado acima, uma vez instalado, um implante pode durar, até mesmo, para o resto da vida. “E outra ótima notícia é que os implantes vêm com garantia vitalícia, resistindo mecanicamente a cinco milhões de ciclos mastigatórios, o que corresponde, em média, a quinze anos de uso”, diz o Dr. Azevedo. “Mas sabemos que na prática eles duram muito mais do que isso quando o paciente mantém os cuidados básicos diários, como higienização e visitas regulares ao dentista”, conclui o especialista.

Sobre a S.I.N. Implant System: uma das líderes mundiais na fabricação de implantes dentários, com sede localizada em São Paulo (SP), está presente em 22 países. É reconhecida no mercado por agregar valor e conhecimento à comunidade odontológica, por meio de cursos de formação, palestras e workshops, além do apoio a pesquisas científicas.  A empresa tem como visão oferecer o que há de melhor e mais seguro na área de Implantodontia, graças a um rigoroso controle de qualidade, aliado a certificações nacionais e internacionais. A S.I.N. abraçou a ideia da tecnologia e da inovação para ajudar pessoas a resgatarem seus sorrisos, promovendo  felicidade, saúde e bem-estar. O modelo de negócios é orientado por práticas que envolvem a redução de impactos ambientais, o atendimento humanizado, a promoção da diversidade e da inclusão social. Na governança, os pilares centrais são o respeito às pessoas, a escuta ativa, o compromisso com a ética, o uso consciente de dados e a transparência nas ações. A empresa acredita que viver de acordo com valores e propósitos sólidos é o caminho mais favorável para bons negócios. É assim que  a S.I.N. tem construído confiança junto a Clientes, Acionistas,  Colaboradores, Parceiros e comunidades locais. A empresa, iniciada em 2003 pelo casal de empreendedores Neide e Ariel Lenharo, hoje integra o grupo Henry Schein, maior fornecedor de produtos e serviços de saúde para consultórios odontológicos e médicos do mundo. Mais informações em www.sinimplantsystem.com.br.