Pular para o conteúdo

Dia Mundial do Vegetarianismo: confira como preparar pratos saborosos e sem carne

Vitarella ensina como fazer lasanha de abobrinha com pasta de queijo branco, parafuso com tomate cereja e manjericão e bavette vegetariano

Mais do que uma dieta, ser vegetariano também é uma visão de mundo bastante complexa. Desde 1977, em 1º de outubro, é celebrado o Dia Mundial do Vegetarianismo, data que tem como objetivo discutir as vantagens da adoção de uma alimentação sem o consumo das carnes de animais domésticos ou peixes.

De acordo com uma pesquisa do Ibope, realizada em 2018, 14% da população brasileira se considera vegetariana. Ao mesmo tempo, dados da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) apontam que 46% dos brasileiros não consomem carne em pelo menos um dia da semana, o que demonstra o sucesso de ações como a Segunda-Feira Sem Carne, que propõe a abstinência semanal.

E como Vitarella acredita que se tem diferença, tem sabor, a marca sugere receitas que prometem agradar a diferentes paladares. A Lasanha de abrobrinha com pasta de queijo branco e tomate seco surpreende com um resultado super cremoso. Já o Parafuso com tomate cereja e manjericão garante uma combinação que se destaca no frescor e aroma. O Bavette vegetariano traz a união do shitake, ervilhas e castanhas de caju, que prometem dar origem a um sabor característico e marcante.

E para quem tem dúvidas sobre a diferença entre vegetarianos e veganos, a marca explica alguns detalhes sobre essa opção nutricional:

Qual a diferença entre vegetariano e vegano?

Embora não seja uma tendência recente, o vegetarianismo ainda gera uma série de dúvidas seja em pessoas que querem preparar um menu que contemple os vegetarianos, ou em quem tem interesse em parar de comer carne.

Existem várias tendências dentro do vegetarianismo, porém, três são mais comuns. A mais popular é o ovolactovegetarianismo, em que a pessoa não come carne ou peixe, mas consome alimentos de origem animal, como ovos de aves, mel de abelha e leite de vaca e de cabra. O vegetariano estrito, por sua vez, não consome nenhum tipo de alimento de origem animal, incluindo os que foram citados. Já o veganismo, vai além da alimentação, e seus adeptos também não utilizam roupas feitas com peles ou cosméticos testados em animais, por exemplo.

Como os ovolactovegetarianos são os mais comuns entre os vegetarianos, a Vitarella traz como sugestão uma receita especial, que é adaptação de uma receita clássica.

Lasanha de abobrinha com pasta de queijo branco e tomate seco

Ingredientes:

  • 250g Massa de Lasanha Vitarella;
  • 200g requeijão;
  • 270g ricota;
  • 200g creme de leite;
  • 2 unidades Abobrinha;
  • 300g tomate seco;
  • 50g queijo parmesão;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta-do-reino a gosto.
  • Folhas de manjericão
  • 100ml azeite

Modo de Preparo:

  1. Cozinhe a massa da lasanha em água e sal e reserve para montagem.
  2. Processe o creme de leite, a ricota, o parmesão e o requeijão.
  3. Tempere com sal e pimenta.
  4. Pique o tomate seco e reserve para montagem.
  5. Corte as abobrinhas em lâminas e coloque em um refratário.
  6. Tempere com sal, pimenta-do-reino e regue com o azeite.
  7. Cubra com papel alumínio e leve ao forno 180 graus por 10 minutos.
  8. Reserve para montagem.

Montagem:

  1. Faça camadas de creme de queijo branco, massa de lasanha cozida, tomate seco, lâminas de abobrinha e creme de queijo branco.
  2. Decore com folhas de manjericão e tomate seco;
  3. Leve ao forno por 20 minutos.

Parafuso com tomate cereja e manjericão gratinado

Ingredientes:

  • Parafuso Vitarella 500g;
  • 150g de cebola picada;
  • 15g de alho picado;
  • 150ml de azeite;
  • 300g de tomate cereja;
  • 600ml de molho de tomate;
  • Manjericão a gosto;
  • 400g muçarela;
  • 100g parmesão;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

  1. Cozinhar o Parafuso Vitarella em água e sal. Por 8 minutos. Reservar cozido
  2. Em uma panela colocar o azeite, o alho e a cebola. Deixando refogar. Acrescentar os tomatinhos cerejas cortados em 4.
  3. Colocar o molho de tomate.
  4. Temperar com sal, pimenta do reino e folhas de manjericão a gosto.
  5. Misturar o Parafuso Vitarella cozido com o molho de tomate.
  6. Colocar em uma panelinha, dispor alguns pedacinhos de muçarela e queijo parmesão ralado.
  7. Levar para o forno. Até o queijo derreter.
  8. Servir.

Bavette Vegetariano

Ingredientes:

  • 1 embalagem Massa de Sêmola Vitarella Speciale Liguine (500g);
  • 3 colheres (sopa) de óleo de canola;
  • 1 xícara (chá) de molho de soja light;
  • 200g de cogumelo shitake fresco, sem o caule e em fatias;
  • 1 ½ xícara (chá) de ervilhas frescas;
  • 4 ramos de cebolinha, picados;
  • 3 colheres (sopa) de castanha de caju picadas;
  • Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Molho

  1. Em uma panela média, aqueça o óleo de canola, acrescente o molho de soja light, o cogumelo shitake, a água e acerte o sal;
  2. Deixe cozinhar por 10 minutos e reserve;
  3. Em uma panela pequena, aqueça água com sal;
  4. Junte as ervilhas, deixe cozinhar por 2 minutos e reserve.

Massa

  1. Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal;
  2. Coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver;
  3. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente” (macia, porém resistente à mordida).

Montagem

  1. Escorra a massa e acomode num refratário grande;
  2. Acrescente o molho de soja com cogumelo shitake, a ervilha e envolva bem com a ajuda de 2 garfos grandes;
  3. Salpique a cebolinha, a castanha de caju e sirva a seguir.

Para saber mais acesse o site: www.vitarella.com.br
Siga as redes sociais da marca pelo www.facebook.com/vitarellaOficial e no Instagram @Vitarella.

Sobre a Vitarella

A Vitarella, marca de destaque no segmento de massas e a nº1 em biscoitos no Brasil* de acordo com a Nielsen, foi fundada em 1993, em Jaboatão dos Guararapes. Inicialmente focada na produção de massas alimentícias, expandiu seu portfólio e hoje possui mais de 150 produtos cadastrados e as marcas Treloso e Nikito. Com produtos que unem sabor e qualidade, Vitarella é uma das marcas mais lembradas em pesquisas que destacam a opinião dos consumidores.

*Fonte: Nielsen, Retail Index, TT BR INA + C&C YTD 22 – junho 21 a maio 22)

Sobre a M. Dias Branco  

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 18 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, assumiu a liderança também em cookies integrais, granolas e pães sem glúten. É referência em produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro de 2022, anunciou sua primeira aquisição internacional, a LasAcacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca Fit Food, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthyfood, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e massas feitas de milho. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.

Para saber mais sobre a M. Dias Branco, acesse: www.mdiasbranco.com.br