Pular para o conteúdo

Verão: descubra como combinar diferentes estilos de cerveja com pratos típicos da estação mais quente do ano

Saborosa, versátil e refrescante, a cerveja possui diferentes estilos que combinam com diversos pratos

O verão já começou no Brasil, e diversas regiões do país registraram altas temperaturas desde o final do ano passado. A estação mais quente do ano vai até o dia 20 de março, e é conhecida pelos dias mais longos e noites mais curtas, chuvas, mormaço e calor. Nesse período, as pessoas costumam buscar diferentes formas de se refrescarem, como aproveitar para curtir uma praia ou piscina com a família e amigos e saborear uma refeição mais leve com ingredientes frescos. Geralmente as refeições são acompanhadas de bebidas bem geladas, sendo que uma delas costuma aparecer com frequência no verão: a cerveja.

Saborosa, versátil e refrescante, a bebida possui diferentes estilos que combinam com diversos pratos. E com tantas opções, sempre acaba surgindo dúvidas sobre qual é a cerveja mais indicada para ser harmonizada com uma determinada refeição. Pensando nisso, o mestre cervejeiro da Ashby, Alexandre Vaz, explica como combinar diferentes estilos da bebida com pratos que são bastante consumidos no verão, confira:

Saladas

Não tem como falar de pratos de verão sem mencionar as saladas. Leves, saborosas e nutritivas, na hora de escolher a cerveja para ser servida junto com o prato é preciso ficar atento (a) em relação aos ingredientes da salada. Se for uma salada Caesar, por exemplo, que leva alface, frango grelhado, parmesão e croutons, uma Fruit Beer de laranja é a opção ideal. Além de ser uma cerveja leve e refrescante, o sabor cítrico que ela possui dá um toque especial ao prato.

Camarão

Famoso e visto com frequência nas praias, o camarão pode ser preparado de diferentes maneiras, seja em um risoto, em uma torta ou até como um petisco. O camarão tem personalidade, mas não leva muito tempero, ou seja, o ideal é combinar com uma cerveja leve, como a Pilsen Puro Malte. Refrescante, dourada e muito leve, a Pilsen Puro Malte possui ótimo drinkability. Esse estilo traz sabores levemente adocicados e pouco amargos.

 Queijo coalho

Outra iguaria que pode ser encontrada com facilidade em qualquer praia do Brasil é o queijo coalho. Servido tradicionalmente em um espeto, o queijo tem um teor de sal moderado. Nesse caso, as famosas cervejas de trigo, conhecidas como Weiss, harmonizam perfeitamente com o queijo coalho. Bem condimentada, a cerveja Weiss apresenta notas de cravo e banana bem pronunciadas. Além disso, possui amargor bem suave, praticamente inexistente.

Peixe

A mesma regra da salada se aplica para o peixe: tudo depende do tipo do pescado, da forma como ele é preparado e dos ingredientes para saber qual é a cerveja mais indicada. Se for, por exemplo, um salmão, conhecido por ser um peixe bastante nutritivo e rico em ômega 3, o mais indicado é harmonizar com uma India Pale Ale. A IPA se destaca por ter amargor presente, mas não absurdamente forte. A cerveja ainda possui maltes médios e notas cítricas no sabor e no aroma, o que combina perfeitamente com o salmão.

 Sorvete  

Pode parecer uma combinação inusitada em um primeiro momento, mas combinar cerveja com sorvete e outras sobremesas geladas é possível e pode resultar em uma experiência gastronômica muito saborosa. Nesse caso, vale uma combinação de sabores, ou seja, uma cerveja doce com um prato doce. Sendo assim, as Porters podem ser apreciadas acompanhadas de sobremesas. A famosa cerveja escura possui no aroma notas de chocolate, creme e café. Devido aos maltes tostados, é possível sentir aromas de biscoito e caramelo.

Sobre a Ashby

Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar, na cidade Amparo, SP, a primeira Micro Cervejaria do Brasil, a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos EUA. Scott, físico, apaixonado por cervejas, ingressou no curso Cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.

E a diferenciação da empresa já começou quando pensou em montar uma fábrica na cidade de Amparo, SP, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 95% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso, a Ashby, escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar.

Foi graças à Ashby que o cenário do mercado nacional começou a experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes era privilégio para poucos.