Pular para o conteúdo

5 formas de aproximar as crianças do mundo das artes

  • ARTE

As expressões artísticas contribuem para o desenvolvimento e a criatividade 

Desenhar, ouvir música, pintar, ler ou criar histórias: a arte tem diferentes expressões que podem ser inseridas no dia a dia das crianças. O uso das expressões artísticas contribuem para o desenvolvimento cognitivo, auxilia na comunicação do mundo e incentiva a criatividade desde a primeira infância.

Para Josué Artigas Machado Junior , diretor do Marista Escola Social Curitiba, as crianças têm a própria forma de ver o mundo, e a arte fortalece a expansão desse olhar. “Por meio dos desenhos, da livre pintura, do personagem de um livro ou até de uma música, a criança pode expressar seus sentimentos, mesmo quando ainda não tem no vocabulário todas as palavras necessárias, é por meio dessas atividades que ela conta suas emoções”, reforça.

Como aproximar as crianças da arte? 

Não há apenas uma maneira ou um caminho para que as crianças se aproximem da arte e da cultura. Seja em casa, na escola ou nos momentos de lazer, os pequenos podem ser apresentados às atividades artísticas de diversas formas . “O importante é deixar as crianças explorarem esses universos, seja por meio das cores, da dança e do circo. Quando estão em casa, com os pais, avós, tios e amigos, a ideia é oferecer o maior número de oportunidades para que a criança possa interagir com diversas manifestações da arte”, finaliza Josué.

Para os pais e responsáveis, a especialista dá dicas de como integrar a arte à rotina.

Faça passeios culturais

Nos momentos de lazer, levar as crianças em museus pode ser uma ótima opção. Em diversos locais há exposições interativas, assim como museus de ciência e história com possibilidade de conhecer outros universos Apresentar as crianças ao museu faz com que ela tenha sempre essa referência no futuro.

Pintar o sete

A expressão antiga pode ser utilizada para aproximar as crianças da pintura. O colorido das tintas e pinceis podem incentivar esse pequeno artista, além de colaborar com a coordenação motora e identificação das cores e desenhos. Vale entrar na brincadeira  e pintar junto da criança também.

É tempo de dançar

Ouvir música é uma das atividades favoritas das crianças. Aqui vale apresentar alguns instrumentos musicais, começando com os de percussão, que podem ser aliados na hora de iniciar nesse universo. A dança incentiva a expressão corporal e também é fundamental para o desenvolvimento.

Boas histórias não são esquecidas

A literatura é uma das expressões mais utilizadas, principalmente na primeira infância. Portanto, sempre é  tempo de contar boas histórias para as crianças, ler os livros clássicos infantis, compartilhar personagens favoritos e deixar que essa imaginação tome conta.

Vamos brincar de atuar? 

Além de ir ao cinema e ao museu, o teatro é uma das expressões que mais encantam as crianças. Vale assistir aqueles espetáculos em cartaz na sua cidade, como também criar sua própria peça em casa, utilizando cortina, luzes, fantoches ou aquela fantasia de carnaval na gaveta.