Pular para o conteúdo

Saiba como proteger seu coração e seu dinheiro de golpes românticos

Por Henrique Chagas, Gerente Sênior de Prevenção a Fraude da Bitso

Entre as diversas formas atuais de fraude cibernética, os golpes românticos se sobressaem e ganham força pelo fato de gerarem uma conexão emocional com os envolvidos para obter dinheiro, seja enviando links maliciosos ou pedindo recompensas. Além da perda de financeira, esse tipo de golpe tem um impacto sentimental nas vítimas e, por essa razão, a Bitso – empresa líder da América Latina em serviços financeiros baseados em cripto – compartilha algumas dicas que permitirão que você reconheça essas farsas e evite cair nelas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Kaspersky – empresa global de cibersegurança e privacidade digital-, 1 em cada 5 pessoas na América Latina tiveram contato com um perfil falso através de algum app de namoro; outro estudo, da mesma empresa, revela que 8 em cada 10 pessoas que utilizam esses aplicativos na região temem ser vítimas de fraude.

Para detectar perfis falsos ou com má intenção, é importante reconhecer alguns sinais:

  • Tudo acontece muito rápido: sabendo que a intenção desses perfis não é para encontrar um parceiro, mas sim enganar o maior número de pessoas, o aplicador do golpe buscará criar uma conexão de maneira muito rápida com você e também te fará sentir confiança com confissões ou ao contar seus problemas pessoais, para depois te pedir dinheiro ou ajuda.
  • Pedem empréstimos, dinheiro ou compra de itens ou serviços: uma vez que tenham criado um vínculo emocional, buscarão sua ajuda para resolver alguma suposta emergência pessoal, um problema de saúde ou realizar um pagamento e ainda vão prometer devolver o valor assim que os ajudar. Também podem pedir dinheiro com o pretexto de viajar até você para te conhecer melhor.
  • Não têm conta em redes sociais ou têm poucos amigos: esse tipo de pessoa, geralmente, dá informações genéricas para evitar revelar sua identidade real; em caso do uso de redes sociais, mencionam que não as tem ou mostrará pouca atividade e seguidores. Além disso, normalmente, se recusam a realizar vídeo chamadas que te permitam confirmar que é a mesma pessoa das fotos.

Para proteger sua integridade e suas criptomoedas, é essencial ter precaução ao conhecer qualquer pessoa por redes sociais ou aplicativos e seguir estes conselhos:

  • Não clicar em links: evite entrar em qualquer link que te enviem, pois pode colocar em risco a segurança dos seus dispositivos e contas. Além disso, lembre-se de instalar e atualizar o antivírus de todos seus dispositivos.
  • Não dê informação pessoal: haja com cautela, resguarde sua identidade e o tipo de informação que compartilha, especialmente, quando não conhece a pessoa com quem está conversando.
  • Realize uma chamada de vídeo antes de se encontrar com a pessoa: solicite fazer vídeo chamadas nas quais você pode verificar que a pessoa das fotos é a mesma com quem está em contato e, se decidir se encontrar com ela, que seja em lugares públicos e leve o tempo necessário para fazê-lo.
  • Investigue o perfil e confie nos seus instintos: utilize ferramentas digitais para buscar o perfil da pessoa com quem você conversa; os buscadores te permitem localizar se a mesma foto é utilizada em outros lugares, o que possibilitará descobrir se são imagens de stock ou falsas. Se desconfiar que não seja uma pessoa real, confie na sua intuição e corte o contato.

Esses conselhos vão ajudar a proteger os seus investimentos e resguardar seus sentimentos, assim como vão te manter fora das estatísticas de golpes românticos.