Pular para o conteúdo

Vai viajar no fim do ano? Conheça os benefícios de ter uma tag de pagamento automático no veículo antes de pegar a estrada

Vantagens aos motoristas vão de descontos em tarifas de pedágios a economia de combustível; dispositivo pode ser usado em mais de 10 mil estabelecimentos

O mês mais aguardado do ano, das férias escolares e das festas de final de ano, motivam milhões de famílias a pegarem as estradas em busca de descanso e momentos especiais. Optar por viajar com uma tag no veículo não apenas simplifica a experiência da viagem, mas também proporciona diversas vantagens que contribuem para eficiência, conveniência e economia. Atualmente, cerca de 12 milhões de veículos em todo o Brasil já usufruem dos benefícios oferecidos pelo meio de pagamento automático.

Confira a seguir algumas vantagens que justificam o uso de tags, principalmente em períodos de férias que registram tráfego intenso de veículos nas estradas. As dicas são da Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam):

  1. Descontos em Pedágios: O uso de tags proporciona descontos significativos nas tarifas de pedágios. Por exemplo, o Desconto Básico de Tarifa (DBT) garante a economia de 5% a todos os veículos, resultando em economia direta para os motoristas.  Atualmente, este desconto é válido em 85 pedágios de diversas rodovias – 27 federais e 58 estaduais. Para os veículos de passeio, exclusivamente, há ainda o DUF (Desconto de Usuário Frequente), que oferece descontos que podem ultrapassar 90%
  2. Economia de Combustível: O uso de tags pode contribuir para a economia de combustível e o meio ambiente. O dispositivo reduz a quantidade de frenagens e, portanto, minimiza o esforço exigido do veículo para retomar a velocidade ao passar pelas praças de pedágio, resultando em menor consumo de combustível e diminuição das emissões de dióxido de carbono (CO2). O sistema free flow, por exemplo, proporciona uma constância da aceleração ainda maior, permitindo um consumo de combustível mais eficiente. Além disso, tanto as praças de pedágio convencionais, quanto os pórticos com free flow aceitam as tags ofertadas pelas cinco empresas de pagamento automático (ConectCar, Greenpass, Move Mais, Sem Parar e Veloe).
  3. Praticidade e Economia de Tempo: As tags possibilitam o pagamento automático das tarifas, o que agiliza a passagem pelos pedágios. Isso significa menos tempo gasto em filas e uma viagem mais fluida, especialmente durante períodos movimentados, como o fim de ano.
  4. Organização e Controle de Gastos: Com o pagamento automático, é mais fácil manter o controle dos gastos durante a viagem. As transações são registradas eletronicamente, proporcionando uma visão clara dos custos associados a pedágios e outros serviços que podem ser pagos com a tag.
  5. Conveniência e Ampla Aceitação: As tags são projetadas para tornar o processo de pagamento de tarifas mais simples e conveniente. Os motoristas podem passar pelos pedágios, em faixas exclusivas, sem a necessidade de manipular dinheiro ou cartões, contribuindo para uma experiência de viagem mais fluida e tranquila, além da possibilidade de utilizar a tag de pagamento automático em outros 10 mil estabelecimentos em todo o país, como drive-thrus, postos de combustíveis, estacionamentos, entre outros.

Portanto, viajar com um tag no veículo oferece uma série de benefícios práticos, financeiros e ambientais, tornando as viagens mais agradáveis e eficientes aos motoristas que vão pegar a estrada.

Sobre a Abepam 

Criada em dezembro de 2021, a Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam) reúne as principais empresas do setor – ConectCar, Greenpass, Move Mais, Sem Parar e Veloe – e tem a missão de contribuir com a agenda pública de mobilidade do país. O objetivo é criar um ecossistema mais eficiente e competitivo, fomentando o desenvolvimento de soluções inovadoras que impulsionem o desenvolvimento saudável do mercado em benefício da sociedade.