A melhor organização é o que é viável para as duas pessoas

Começar uma vida a dois tem seus desafios, como dividir as contas, os espaços e as questões que o convívio diário traz. O primordial para ter uma boa relação no espaço que um casal divide é estabelecer rotinas de deveres e sempre manter a comunicação do que está funcionando e o que precisa melhorar.
Se tratando de divisão de espaços, a melhor forma de organizar os pertences é dividir os espaços em áreas individuais bem definidas, utilizando itens práticos para auxiliar, como organizadores, optar por categorias de peças de cada pessoa e uma zona para itens compartilhados e que já foram usados.
Como organizar guarda-roupa de casal pequeno
De início, é fundamental que, quando um casal vá morar junto, separe apenas as peças essenciais para não acumular no armário itens que não são usados. Dividir o espaço de forma bem definida é importante para que cada um respeite o espaço do outro, bem como decidir quem vai usar a gaveta e quem poderá utilizar os cabides.
Utilizar organizadores como caixas pequenas, cestos e divisórias auxilia a aproveitar cada canto do guarda-roupa, além de também facilitar a limpeza periódica, para que não acumule poeira e lã, evitando o surgimento de traças e mofo. Caso ambos precisem usar os cabides, também podem optar por espaços compartilhados, mas ainda definindo quem demanda mais daquele pedaço.
Dicas para otimizar espaço em armário de casal
- Dividir o armário ao meio, na horizontal ou vertical, mesmo sendo um guarda-roupa pequeno, é ideal para espaços igualitários, bem como separar gavetas de cada um, cabideiro e prateleiras, sempre deixando claro qual espaço é de cada um.
- Outra dica interessante é utilizar caixas e cestos organizadores para otimizar o espaço e ter utensílios que deixem as peças íntimas mais organizadas. Nos cabides, por exemplo, também é viável utilizar cores diferentes para evitar misturar.
- Também é preciso organizar as peças por tipo de uso, como camisetas, partes de baixo, pijamas e peças únicas. As roupas que são usadas com maior frequência devem ter fácil acesso.
- Fazer uma triagem de peças que podem ser doadas também ajuda a evitar o acúmulo e melhorar o espaço para novas roupas, bem como um dia do mês para deixar tudo organizado. O melhor combinado é aquele que é viável para ambos.
Soluções práticas para guardar sapatos em guarda-roupa de casal
Para os sapatos, guardá-los em um armário compartilhado exige organização. Utilizar prateleiras, nichos baixos no fundo do armário e organizar os pares juntos são formas eficientes de ter os sapatos sempre acessíveis, sem sujar as roupas. Caixas transparentes e sacos de pano para cada par também são ótimos para não danificar os calçados.
Como manter o guarda-roupa de casal sempre organizado
Para manter o guarda-roupa de casal sempre organizado, as duas pessoas precisam estabelecer qual rotina de arrumação melhor se adequa a ambos. Pode ser de forma a revezar na organização, cada um cuidar da sua parte, ou uma organização conjunta. Não há jeito certo, pois cada casal saberá qual método funciona melhor.
Porém alguns hábitos fazem com que as coisas permaneçam organizadas, como devolver cada peça ao lugar certo sem deixar para depois, ter um espaço para roupas que já foram usadas, pendurar as peças que precisam ir ao cabide e não largar roupas em cantos indefinidos. Colocar cada coisa no lugar certo é rápido e evita acúmulo de bagunça.
