Pular para o conteúdo

IMPOSTO DE RENDA – SAIBA COMO NÃO CAIR NA MALHA FINA

Popularmente conhecida como malha fina, a Declaração de Ajuste Anual da Pessoa Física é a revisão e verificação de todos os dados declarados pelo contribuinte no Imposto de Renda. De acordo com a Receita Federal, só em 2017, 747 mil declarações caíram na malha fina do Imposto de Renda, por terem indícios de irregularidades por omissões de rendimentos, divergências e deduções.

A ausência de informações e documentos solicitados ou a falta de intimações expedidas pelos auditores provoca a cobrança de crédito tributário sobre as divergências. “Se o processo cair na malha fina, o contribuinte saberá qual é a pendência e terá a possibilidade de alterar a declaração para dar continuidade”, informa Heber Dionízio, contador da Contabilizei, escritório responsável pela contabilidade de mais de 5 mil empresas em todo o Brasil.

Para descobrir qual foi a inconsistência encontrada na declaração, o indivíduo deve, como alerta Dionízio, acessar o extrato do Imposto de Renda no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), da Receita Federal e verificar as pendências. Segundo ele, os principais motivos que podem causar problemas são a omissão de rendimentos do titular e dependentes, divergências entre o IRRF informado na declaração e no DIRF e a dedução de previdência, pensão alimentícia e despesas médicas com irregularidades.

“Caso caia na malha fina as declarações são liberadas apenas quando o contribuinte resolver as pendências com o Fisco e, caso tenha direito à restituição, ele será incluído nos lotes residuais do IR. “Se for preciso acrescentar ou excluir informações, é possível acessar o mesmo programa pelo qual a declaração foi enviada e fazer as alterações necessárias”, explica Heber.

Sobre a Contabilizei

Contabilizei é um escritório de contabilidade que oferece mais praticidade, transparência e economia para micro e pequenas empresas. Com o uso da tecnologia, promove a maior disrupção na indústria contábil brasileira ao automatizar processos e rotinas, garantindo a regularidade das empresas, além de gerar até 90% de economia mensal para as PMEs. A Contabilizei também oferece uma plataforma onde o empresário tem total visualização e controle dos aspectos contábeis da sua empresa: emissão de nota fiscal, guias de impostos, relatórios contábeis, tudo à disposição em poucos cliques. Disponível em mais de 30 cidades em todo o Brasil, incluindo as principais capitais, a empresa foi fundada em 2013 pelo empresário Vitor Torres e tem mais de 5.000 clientes em todo Brasil.