Pular para o conteúdo

É HORA DO BOTOX OU DA CIRURGIA PLÁSTICA?

Quantas vezes você olhou no espelho, não gostou nada do que viu e ficou na dúvida sobre qual procedimento estético fazer? É hora da toxina botulínica – o famoso botox – ou da blefaroplastia, a tradicional cirurgia plástica

Para o cirurgião plástico no Super Dr. Saúde Integrada em Ponta Grossa (PR), Ivan Folquitto, tanto a blefaroplastia quanto a toxina botulínica podem ser feitos a qualquer momento, na idade adulta, porém as indicações são diferentes.

Ele explica que a toxina botulínica agirá nas rugas tanto estáticas (são evidentes sem que a pessoa franza regiões como da testa e olhos) quanto dinâmicas (quando a pessoa sorri ou franze a testa). “Um jovem de 18 anos já pode apresentar rugas e a toxina botulínica fará a paralisação temporária da musculatura”, afirma.

No caso da blefaroplastia ela pode ser realizada nas pálpebras superior e inferior e é indicada para a retirada do excesso da pele e gordura (abaixo dos olhos). É possível fazer a cirurgia com anestesia local, sem a necessidade do paciente ficar internado em um hospital.

O excesso de pele na pálpebra superior não pode ser visto apenas como algo estético, sendo que pode dificultar a visão do paciente, que por vezes acredita estar com dificuldade para enxergar. Neste caso a cirurgia deixa de ter caráter puramente estético.

O plástico explica que a cicatriz tanto na pálpebra superior quanto na inferior é praticamente imperceptível, ficando mais saliente apenas nos primeiros dias, porém alguns cuidados são necessários como ficar longe do sol até a completa recuperação e da prática de esportes até a total cicatrização.

A toxina botulínica poderá ser refeita a cada seis meses.  “O prazo de seis meses para nova aplicação do botox é necessário porque neste período a pessoa está produzindo anticorpos e quanto mais anticorpos ela produz menor será o efeito do botox. Já na blefaroplastia a flacidez e sobra da pele palpebral determinam o momento da cirurgia, então é possível que uma pessoa que fez a cirurgia aos 40 anos tenha que refazê-la aos 60”, explica. A toxina botulínica age de quatro a seis meses na pele de uma pessoa, porém há casos em que a duração ultrapassa este período.

Sobre o Super Dr.
O Super Dr. é um centro de saúde integrada inovador, criado para ser referência em acolhimento e acompanhamento da jornada dos pacientes. Foi pensado para quem precisa de consultas e exames médicos mais acessíveis, mas sem abrir mão de qualidade. O centro de saúde integrada oferece inicialmente mais de 20 especialidades e está localizado em um dos bairros mais populosos de Ponta Grossa, Uvaranas. A região está caminhando para se consolidar como polo médico na cidade. São 60 empregos entre diretos e indiretos previstos para o primeiro ano. O Super Dr. tem como diretor geral Fabio Nabozni, diretor médico e responsável técnico o doutor Rubens Sirtoli Filho (CRM-PR: 28695) e diretor operacional, Eduardo Filipini.