Escola da Vila: Trabalhos em grupo ajudam a minimizar a solidão dos alunos em quarentena
Escola da Vila, que possui unidades no Butantã, Morumbi e Granja Viana, suspendeu suas aulas presenciais em decorrência da propagação do novo coronavírus (COVID-19). Estudantes da instituição, entretanto, estão realizando atividades pedagógicas por meio da plataforma digital AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). A ferramenta proporciona interação em grupo além de aulas síncronas online. A escola decidiu investir em propostas e atividades que estimulam o trabalho em grupo e a cooperação entre os estudantes pois além de ser uma marca habitual de seu trabalho, a interação pode minimizar a solidão que o período de quarentena pode trazer aos estudantes. Mesmo com a dinâmica virtual, a coordenadora de tecnologias educacionais da Escola da Vila, Helena Mendonça, afirma que os laços são mantidos.

Anglo São Paulo organiza rotina de estudos com a plataforma Plurall
A escola de Ensino Médio, em São Paulo, está utilizando a plataforma de ensino online Plurall. Na ferramenta é possível acessar o Plurall Maestro e com ele o professor pode enviar conteúdos para seus alunos em forma de vídeo, texto ou até mesmo em videoaulas gravadas no celular. Existe a possibilidade de aulas digitais, resumos de aulas e orientações de estudos. Com a plataforma, é possível inclusive estabelecer uma rotina de estudos por meio de atividades agendadas. O professor combina com a turma os horários em que determinado conteúdo estará disponível e os estudantes têm aquela quantidade de horas para acessar. Isso incentiva a organização do aluno.  A diretora e o coordenador pedagógico também entraram no grupo de whatsapp de cada sala, a pedido dos alunos, para que as atividades e vídeos possam ser enviados por lá também, além das orientações sobre as atividades, palavras de acolhimento e até mesmo notícias sobre a pandemia. Além disso, o colégio Anglo São Paulo está realizando aulas ao vivo.

Camino Education realiza formação gratuita online para educadores
Camino Education está oferecendo uma série de lives diárias com o objetivo de apoiar a formação dos educadores em Aprendizagem Ativa neste momento de suspensão das aulas presenciais. As formações serão conduzidas por Leticia Lyle, uma das fundadoras e diretora educacional da Camino e também contarão com a participação de convidados especialistas do segmento educacional.  Os encontros acontecerão de 27/3 a 9/4, pelo canal no Youtube da Camino Education. Para participar, o educador deverá inscrever-se gratuitamente neste link: – https://bit.ly/formacao-aprendizagem-ativa. (Temos a programação completa caso tenha interesse).

Roberto Norio prioriza envolvimento das famílias
Escola Roberto Norio (Paraíso, São Paulo) trabalha com crianças do Ensino Infantil ao Fundamental I, por isso criou estratégias de aprendizagem focando no contato dos alunos com os professores e com o apoio da família do estudante. Os educadores falam constantemente com os alunos por meio de grupos enxutos de whatsapp, máximo de três alunos, e ainda por videoconferências com número reduzido de alunos. Também são enviados semanalmente arquivos de exercícios aos responsáveis para serem impressos nas próprias casas dos alunos. Além disso, foi realizado um trabalho de orientação aos pais: rotina das crianças, disciplina e olhar atento à proposta da atividade – um desenho pode ser para desenvolver habilidades motoras ou a criatividade do aluno.

Anglo Vestibulares abre plataforma gratuita com videoaulas gravadas pelos professores
Desde a suspensão das aulas, o Curso Anglo disponibilizou de maneira aberta e gratuita uma plataforma com aulas gravadas pelo professores, o AngloBox. Nela, os estudantes podem acompanhar os conteúdos por disciplina e tema da aula. Em uma das pastas, eles também podem conferir dicas de como se organizar para estudar em casa e orientações para um melhor uso da plataforma. Os alunos Anglo também têm um acesso a listas de exercícios, vídeos complementares e conteúdos extras passados pelos professores por meio da plataforma Plurall.

Vídeoaulas e Sociemocional no Colégio Mater Amabilis
O Colégio Mater Amabilis (Guarulhos, SP) oferece de forma remota para os seus alunos em quarentena todo a estrutura e recursos da escola. Assim, estão sendo realizadas videoaulas, plantões de dúvidas, conferências com alunos e uso do chat. A matéria de aprendizagem socioemocional, em parceria com o Programa Semente, também continuará suas atividades via plataforma. Os atendimentos aos alunos para orientação pedagógica, profissional e de estudos funcionarão normalmente pelo online.

Mangahigh dá acesso gratuito à plataforma de matemática
Mangahigh, plataforma de recursos digitais adaptativos para o ensino-aprendizagem da matemática, decidiu disponibilizar sua plataforma gratuitamente nos mais de 50 países onde atua em todo o mundo. Escolas, professores e alunos terão acesso gratuito aos conteúdos e atividades matemáticas. Instituições em Hong Kong, Coreia, Bahrein e Emirados Árabes já estão se beneficiando dessa iniciativa e o mesmo benefício é oferecido a escolas brasileiras. A Mangahigh oferece conteúdos para os Ensinos Fundamental 1, 2 e Médio, de acordo com as competências exigidas pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Dessa forma, os professores poderão continuar estimulando seus alunos a distância e os jovens poderão continuar seus estudos remotamente.