Pular para o conteúdo

Meditação ajuda a garantir saúde mental durante a quarentena

 

Durante a quarentena, iniciada em várias regiões do Brasil em março, a busca pela palavra meditação na internet atingiu seu recorde, chegando à escala máxima histórica, desde que a ferramenta Google Trends foi criada há 16 anos. Um dos motivos é o aumento da incidência de sintomas de ansiedade, depressão e estresse, que dobrou no período no país, segundo pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A prática diária de meditação ajuda a prevenir casos como estes e a garantir a saúde mental.

Há centenas de milhares de pesquisas que atestam os benefícios da meditação para a saúde. De acordo com neurocientistas, a partir de oito semanas de prática de ao menos 30 minutos diários mostram mudanças nos padrões de ativação de cérebros saudáveis. A amígdala, parte do cérebro responsável por instintos primitivos, como fugir, atacar ou se fingir de morto, tem sua atividade diminuída — o que permite administrar melhor as reações diantes de situações que provocam ansiedade e estresse.

Por outro lado, o córtex pré-frontal, área do cérebro relacionada ao planejamento de comportamentos e pensamentos complexos, atenção, foco e memória, tem sua atividade aumentada com a prática regular de meditação. “Assim como escovamos os dentes diariamente, a meditação é uma forma de higiene mental”, diz Renata F. Rocha, cofundadora e co-CEO do Positiv App, aplicativo brasileiro de meditação e autoconhecimento. “Meditar ajuda a limpar da mente pensamentos destrutivos e abrir espaço para as boas emoções”, conclui.

O Positiv App oferece mais de 200 meditações guiadas por alguns dos mais renomados instrutores e especialistas do país. Há respirações para controle de ansiedade e estresse, práticas de relaxamento para dormir melhor, meditações para lidar com o medo, entre outras. Além de masterclasses sobre temas como alimentação consciente e técnicas do Ayurveda, e músicas meditativas para ajudar a relaxar, inspirar ou concentrar. O Positiv App disponível em versões grátis e premium nas lojas de aplicativos para Google Play e App Store.

Diariamente, no perfil @positivapp no Instagram, Renata F. Rocha recebe um convidado ou convidada especial para um bate-papo e uma meditação guiada durante uma live, sempre às 8h da manhã. A campanha #meditacomigo segue até o final da quarentena, ainda sem data definida para terminar. O objetivo é seguir uma jornada de união pela saúde coletiva e individual. Desde o primeiro dia da campanha, 19 de março, com a participação da apresentadora Angélica, também instrutora do Positiv, 240 mil pessoas já meditaram com o time do Positiv App. As lives estão disponíveis no aplicativo.

Sobre Renata F. Rocha

Renata é cofundadora, sócia e co-CEO da Positiv e do Positiv App. Facilita processos de autoconhecimento individuais e em grupo e estudos e práticas de meditação desde 2004. Foi aluna de Jon Kabat-Zinn, diretor da Clínica de Redução do Estresse e do Centro de Mindfulness em Medicina, na Escola Médica do MIT, e de Otto Scharmer, cofundador do Presencing Institute do MIT.  Conduziu durante quase uma década o Grupo de Estudos de Evolução da Consciência e Meditação, em São Paulo, para mais de 8000 participantes. Renata atua como palestrante, mediadora e facilitadora de retiros e encontros entre empresários e líderes humanitários e espirituais, bem como Learning Journeys para o estudo de Mindfulness, Felicidade e Bem-estar. Coach de vida e propósito, busca estreitar a distância entre culturas e saberes, entre a mente e o coração.

Sobre o Positiv App
Aplicativo brasileiro de meditação lançado em março de 2020, o Positiv App traz dezenas de cursos de autoconhecimento e mais 200 práticas guiadas para ajudar todo mundo a meditar: quem quer aprender, os que precisam de um incentivo para praticar mais e também aqueles que já têm a meditação como hábito. O Positiv App tem entre os seus guias mais de 40 profissionais renomados e professores de diversas culturas, escolas e tradições – do instrutor de Mindfulness com certificação internacional ao cacique indígena que vive no coração da Amazônia. São muitas vozes direcionando para um único silêncio. O Positiv App está disponível na Google Play e App Store.