Treinamento parental facilita o dia a dia de pacientes com autismo

Clínica especializada em Análise do Comportamento Aplicado (ABA) está treinando pais e responsáveis para ajudar no protocolo dos pacientes em casa

 

Em meio ao atual cenário – pandemia, isolamento social, mudança de rotina –, estão também as pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A pergunta que muitos fazem nesse momento, é a de como manter a rotina deles o mais normal possível a fim de evitar prejuízos no tratamento. Pensando nisso, o Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE), desenvolveu um treinamento parental para auxiliar pais e responsáveis. Em um primeiro momento será oferecido aos pacientes da clínica, mas, em breve, vídeos, ebooks e dicas estarão disponíveis para ajudar pessoas em todo o Brasil.

O objetivo desse treinamento é ajudar a enfrentar as adversidades no dia a dia, principalmente em períodos atípicos como esse que estamos passando, além de auxiliar no progresso do tratamento do paciente. “Esse é um treinamento que já faz parte do nosso protocolo na terapia ABA, porém, decidimos investir ainda mais nisso. Principalmente agora, que os pacientes passam muito mais tempo em casa e, muitas vezes, os responsáveis não sabem como agir em determinadas situações”, avalia Mariana de Carvalho Krueger, fisioterapeuta e sócia-proprietária do CERNE.

Ainda de acordo com a fisioterapeuta, a capacitação é parte fundamental do processo de evolução dos pacientes, já que quando não sabemos o que fazer em determinado caso, ele pode ter perdas no processo de evolução. “Nossa meta é oferecer formas funcionais de interação, contribuindo com qualidade de vida para os pacientes e seus familiares. A ideia é que pais e responsáveis possam realizar treinos e atividades com os paciente em casa, mantendo a rotina o mais próximo da normalidade, acrescentando, ainda, um trabalho intensivo de educação e treinamento quanto aos cuidados e a prevenção do coronavírus: o uso da máscara, higiene e o distanciamento social”, relata.

Para quem não conhece, a Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis – ABA) é uma ciência que trabalha com comportamentos que podem ser observados e modificados em pessoas com Transtorno do Espectro Autista. “Somos pioneiros no tratamento ABA em Curitiba e esse é um protocolo que oferece ótimos resultados aos pacientes. É uma abordagem terapêutica que os ajuda a melhorar sua qualidade de vida e o seu dia a dia, aumentando o repertório comportamental e auxiliando em diversos aspectos”, finaliza a fisioterapeuta.

 

Sobre o Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE)

Fundado no ano de 2016 por Canrobert Krueger, Mariana de Carvalho Krueger e Syomara Szmidziuk, a clínica é referência no atendimento a pacientes com danos neurológicos. O CERNE possui equipe especializada em diversas áreas, como: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Neuromodulação e Terapia Ocupacional. O diferencial da clínica está nos métodos de tratamento avançados, como Theratogs, PediaSuit, Bobath, Terapia da Mão, Integração Sensorial, Contensão Induzida, ABA, DENVER, além da chegada do primeiro tratamento através da Neuromodulação ao sul do país. Para mais informações, acesse o site www.cerne.net.br ou as redes sociais

Facebook https://www.facebook.com/cerneoficial e

Instagram https://www.instagram.com/cerne.oficial/

Publicidade:
Anterior Campanha "Junho Vermelho" reforça a importância da doação de sangue
Próxima Livro infantil de Pablo Bernasconi fala sobre estereótipos em história lúdica