YOGA: APRENDA 5 POSTURAS QUE AJUDAM A EMAGRECER COM A AJUDA DA PRÁTICA MILENAR

Além de serem muito úteis para relaxar e tonificar os músculos, há determinadas posturas de Yoga que podem ser muito adequadas para ajudar a perder peso

O Yoga é uma das atividades mais benéficas para a mente e o corpo, mas o que muitas pessoas se perguntam é se a atividade também pode auxiliar na perda de peso.

E para matar essa charada conversamos com a professora e praticante de Yoga há anos, Priscilla Leite, que confirma que a prática regular dessa arte milenar pode sim influenciar na perda de peso, mas não no sentindo “tradicional”.

De acordo com Priscilla que também é criadora do canal Pri Leite Yoga, no Youtube (Atualmente o maior canal de Yoga do Brasil), a atividade ajuda a aumentar a concentração plena e mudar a maneira como nos relacionamos com o nosso corpo. Dessa forma, os praticantes tornam-se mais conscientes sobre o seu corpo e automaticamente repensam as suas atitudes e os seus hábitos.

“Além disso, o Yoga também atua no combate do estresse, que é um sentimento que muitas vezes pode se manifestar na forma de ansiedade, insônia e incapacidade de concentração, contribuindo para o aumento do peso” – Pontua a professora.

Por isso, o Yoga é uma atividade que pode sim ajudar no processo de emagrecimento, mas ainda segundo a Yogini, ele é uma consequência de outros grandes benefícios, como: aumento da flexibilidade, respiração melhorada, metabolismo equilibrado, entre outros.

“E apesar dessa atividade ser considerada de baixa intensidade, em uma aula de 60 minutos, por exemplo, o aluno estará em movimento o tempo todo, fortalecendo e alongando o corpo, o que ajudará a aumentar o metabolismo e consequentemente promover mudanças físicas e mentais” – Explica.

Então, se o seu objetivo é perder peso, Pri Leite indica o Ashtanga, Vinyasa ou Hot Yoga que possuem aulas de cerca de 90 minutos e trazem benefícios diversos como a desintoxicação corporal por meio dos movimentos e da respiração, uma maior circulação sanguínea e aumento da força.

“O aluno queimará calorias, tonificará e alongará os músculos” – Garante Priscilla.

E se você se interessou e quer começar a praticar, a professora separou algumas posturas que podem te ajudar a começar:

 

1. Postura do Guerreiro:

 

O guerreiro é um exercício de ioga para emagrecer que, dentre outras coisas, aumenta a capacidade dos seus pulmões. Através de sua prática se trabalham em conjunto os músculos abdominais, as pernas e os glúteos.

COMO FAZER?

– No chão em uma posição reta, separe as pernas.
– Gire a perna direita para o lado direito e mantenha a perna esquerda a frente, formando um ângulo de 90 graus.
– Levante as mãos para cima e alongue-as o quanto puder. Junte as palmas em posição de oração e olhe para cima.
– Faça uma respiração profunda, relaxe e repita a atividade com o lado contrário.
– Faça entre 10 e 12 repetições.

2-Dhanurasana – postura do arco


Essa postura ajuda a massagear os órgãos abdominais, melhora a digestão e fortalece as coxas, o peito e as costas. Estica todo o corpo, fortalece e tonifica os músculos e ainda promove uma melhor circulação sanguínea. Além disso, a postura do Arco oferece mais estabilidade à coluna vertebral e previne doenças.

COMO FAZER?

– Se apoie sobre um tapete com o abdômen e dobre as pernas para trás;
– Levante as pernas para trás para conseguir formar um arco;
– Levante a parte superior do corpo e mantenha o olhar para frente;
– Em seguida, estenda os braços para trás e agarre as pernas com as mãos;
– Inale e exale profundamente e mantenha por 10 segundos, no mínimo.
– Descanse e faça 5 repetições.

3. Postura da cobra:

 

Também conhecida como Bhujangasana, a postura da cobra é uma asana de ioga que fortalece os músculos da parte baixa das costas e o abdômen. Inclusive, é recomendada para reafirmar os glúteos e reduzir a acumulação de gordura nos quadris.

COMO FAZER?

– Deite de barriga para baixo sobre um tapete, se apoie sobre o abdômen com as pernas alongadas;
– Coloque as palmas das mãos do lado do peito e levante a parte superior do corpo;
– Se dobre para trás o quanto puder e olhe para cima;
– Segure por 10 segundos e depois relaxe;
– Faça entre 5 e 8 repetições.

4. Postura da Pinça:

Esta postura é uma das melhores opções de ioga para emagrecer, principalmente quando o objetivo é diminuir a gordura abdominal. É muito fácil de fazer, ainda que requeira um pouco de resistência física e flexibilidade.

COMO FAZER?

– Sente-se sobre seu tapete, com as costas retas e as pernas alongadas para frente.
– Exale e dobre o corpo para frente, tocando as pontas dos pés com as mãos;
– Depois, agarre os dedos dos pés e descanse a frente na parte superior das panturrilhas ou sobre os joelhos;
– Mantenha a posição durante 10 segundos e descanse.
– Procure completar 8 ou 10 repetições.

5. Postura do camelo:

 

A postura do camelo ou Ustrasana é um exercício completo de ioga para emagrecer e tonificar. É recomendada para diminuir as medidas do abdômen, já que trabalha de forma especial esta área do corpo.

COMO FAZER?

– Fique de joelhos sobre um lugar próprio para praticar ioga, pode ser um tapete ou até mesmo um coberto.  – Se assegure de que os joelhos fiquem separados e alinhados com a largura do quadril;
– Se apoie sobre as pontas dos pés, de tal maneira que o peito do pé fique elevado sobre o chão;
– Depois, alongue os braços para frente e jogue o corpo para trás.
– Sustente a posição durante 10 ou 15 segundos, mantendo o abdômen contraído.
– Faça entre 3 e 6 repetições.

Sobre Priscilla Leite:

Priscilla vive em Los Angeles com o seu esposo Darren, fillho Oliver e cachorrinha Sky. Professora de yoga com formação em Vinyasa Flow, Hatha Yoga, Yoga para gestantes começou a ministrar aulas online em 2013 para uma plataforma de yoga americana. Pouco tempo depois, a empreendedora criou o canal Pri Leite Yoga, no You Tube, com aulas gratuitas, em português. Pioneira no segmento, suas aulas são divididas em categorias e semanalmente vídeos inéditos são postados. Todas as aulas são pensadas de acordo com as necessidades e feedback da comunidade do canal. Existe uma conexão real entre professora e as pessoas que praticam com ela. Para saber mais, acesse: www.prileiteyoga.com.br

Publicidade:
Anterior O Caminho de Santiago é para todos
Próxima Bem-estar, alta imunidade e capacidade cognitiva: vantagens do consumo de alimentos integrais