Pular para o conteúdo

Quais os benefícios de se cozinhar em frigideira de ferro?

 

Atualmente, a frigideira de ferro se tornou muito mais acessível do que nunca principalmente para que você aproveite todos as vantagens de se ter uma, pensando nisso neste artigo você vai encontrar informações reais comprovadas por médicos e nutricionistas sobre os benefícios que o uso da frigideira de ferro, pode trazer à sua saúde. 

Assim, você repensar e começará a se programar a trocar às suas frigideiras convencionais que podem conter e liberar durante a preparação dos alimentos, substâncias tóxicas e cancerígenas que as frigideiras de ferro não liberam, acompanhe no decorrer deste artigo.

Como os estudos comprovam os benefícios da panela de ferro?

Estudos na Unicamp comprovam os benefícios que o uso da frigideira de ferro na hora do cozimento ajuda a suprir cerca de 20% das suas necessidades diárias de ferro do organismo, que é de onze a dezoito miligramas no organismo e o uso dessas frigideiras contribuiu com cerca de 3,5 miligramas de ferro.

E os estudos foram baseados em alguns estudantes de treze a vinte e quatro anos que adotam a alimentação vegetariana, que segundo os médicos e nutricionistas nesse tipo de alimentação corre risco de desenvolver anemia devido a ausência de proteína animal e também devido ao corpo possuir dificuldades de absorver completamente os ferros pode ocorrer que sem esse mineral há grande deficiência em hemoglobina, responsável por fornecer oxigênio ao sangue, por isso com esses estudos eles puderam comprovar a eficiência dos benefícios da frigideira de ferro. 

Após os estudos feitos nos jovens e comprovados, a concentração de ferro na hemoglobina aumentou em 87% e isso é aumento muito significativo. 

Abaixo, você verá os melhores benefícios que existem com o uso das frigideiras.

Principais benefícios da frigideira de ferro

A seguir, alguns dos benefícios que a frigideira de ferro pode proporcionar para você.

Absorção de ferro

Como foi citado acima, as frigideiras fazem com que os alimentos absorvam o ferro que a frigideira pode liberar, e a ingestão de ferro no organismo do ser humano é de extrema importância para que futuramente não haja anemias que podem acabar prejudicando a sua saúde. 

Então, o uso dessa frigideira para quem tem anemia, ou é gestante, ou tenha a imunidade fragilizada é uma boa recomendação para começarem a usar e evitar que esses problemas futuramente não sejam presentes. 

Facilidade na limpeza

Essas frigideiras possuem uma facilidade enorme na hora da limpeza após o uso. Algumas pessoas podem achar a limpeza uma etapa complicada, mas abaixo algumas dicas que podem te auxiliar deixando ainda mais simples esse processo.

Primeiramente, assim que usar a sua frigideira espere ela esfriar para assim poder lavá-la, assim após o esfriamento você pode utilizar água morna ou quente, sabão neutros e uma bucha macia para começar a esfregar e retirar todos os resquícios de alimentos. Seque imediatamente com um guardanapo de pano ou se preferir na boca do fogão mesmo que pode ser mais eficiente e prático já que essa frigideira é mais pesada e acabam cansando mais a lavagem, mas é importante deixá-las esfriar para que você faça o processo de cura novamente. 

Você deve guardar esses utensílios num lugar seco, que não tenha umidade para não prejudicar sua frigideira gerando ferrugem.

Durabilidade

No quesito durabilidade as frigideiras de ferro são excepcionais e excelentes, claro que o processo de cura e limpeza dela auxilia mais ainda, pois cada vez mais que o ferro entra em contato com o óleo presente no processo de cura da frigideira deixa o material cada vez mais saudável e indestrutível. E isso contribui beneficiando o seu bolso, já que o investimento nessa frigideira valerá a pena e você não precisará ficar trocando elas. 

Cozimento

Na hora do cozimento a frigideira distribui melhor o calor, deixando a sua comida mais saborosa e também tem uma dificuldade maior para que você queime os alimentos, já que o seu cozimento é mais lento por causa da distribuição de calor. 

Esses foram alguns dos benefícios que você pode ter ao obter uma frigideira de ferro ou até mesmo escolher uma panela de ferro, além da saúde existem várias vantagens de se ter uma na sua casa, já que atualmente a saúde deve ser cada vez mais priorizada entre as pessoas, e você pode ter acesso a isso neste artigo.