Pular para o conteúdo

Páprica doce: Flavorizante ou corante?

 

A páprica é uma das especiarias mais utilizadas na cozinha para o preparo de diversos pratos. Ela é um pó de cor avermelhada ou amarelada e é feita através do pimentão. O seu sabor pode variar de acordo com o nível de capsaicina presente nela, uma nota picante que pode sofrer alteração a depender do pimentão utilizado para fazê-la. De forma geral, é a presença dessa substância picante que classifica os tipos de páprica picantes, pois na páprica doce as sementes e membranas do pimentão – responsáveis pela picância – são removidas.

Existe ainda a páprica defumada, desidratada sob fumaça, enquanto as outras são desidratadas pelo calor.

Somente os frutos completamente maduros podem ser utilizados no preparo da páprica. A páprica doce é o tipo mais comum de páprica consumida de forma geral, e enquanto a páprica picante é comumente utilizada pela indústria alimentícia como flavorizante, a páprica doce cumpre sua função de corante.

As civilizações antigas já tinham entre si o costume de colorir os alimentos, e isso fez com que a produção de corantes naturais aumentasse e se tornasse cada vez mais popular até os dias de hoje. O mercado mundial de pimentões desidratados, em 2009, faturava cerca de 9 bilhões de dólares ao ano, isso explica a popularidade indiscutível da páprica nos preparos culinários ao redor de todo o mundo. No Brasil, as pápricas estão presentes, principalmente, em indústrias de temperos, sopas instantâneas, molhos e embutidos.

Benefícios da páprica doce 

A páprica doce cumpre funções muito benéficas à nossa saúde. Ela é um antioxidante poderoso, possui uma quantidade altíssima de vitamina A, C e E, e por conta disso, ela é um combatente poderoso de infecções virais como gripes e resfriados, fortalece o sistema imunológico e impede o envelhecimento precoce, ajuda a combater radicais livres, que podem causar doenças extremamente agressivas, como o câncer, por exemplo, e ainda melhora a saúde do coração. Vale a pena incluir a páprica doce em seus prepares, pois os benefícios para a saúde dos consumidores são inúmeros.

Como acrescentar a páprica doce em meus preparos

Existe uma forma correta de acrescentar a páprica doce no preparo de seus alimentos, pois se adicionada à receita durante o preparo ou se passar por processo de fervura, ela pode trazer um amargor aos demais ingredientes, então o ideal é acrescentá-la por último, quando o prato já estiver sendo finalizado. Experimente para não exceder a quantidade e não colocar seu prato a perder.

Para preparos caseiros e de algumas receitas, o tempero pode ser utilizado em peixes, sopas, carnes assadas, em massas como pães, e até no arroz. Na indústria dos alimentos, a páprica doce é utilizada em carnes congeladas, manteigas e queijos, por exemplo, como forma de intensificar a cor dos alimentos, ou corrigi-la, para tornar os produtos mais atrativos.

Os tipos de utilização da páprica na indústria de alimentos: flavorizantes e corantes

Após o processamento das pimentas que darão origem à páprica, seja ela picante, doce ou defumada, se dividem em três categorias: os flavorizantes, feitas a partir de frutos que ainda não estão maduros, responsáveis por dar aroma e sabor aos alimentos, tendo a coloração apenas como uma consequência; os corantes, cuja função principal é dar cor aos alimentos; e as pimentas picantes, utilizadas no preparo de molhos em conserva, como o Jalapeño, por exemplo.

A páprica doce, por sua vez, se enquadra na seção de corantes, pois sua função principal é devolver ou restaurar a cor dos alimentos no ramo da gastronomia.

Quais cuidados devo tomar ao adquirir páprica doce

Para os comerciantes que pretendem inserir a páprica doce no preparo de seus alimentos, vale a pena pesquisar por compra do produto a granel, ou seja, em grandes quantidades. Esteja atento apenas à procedência do produto, detalhes como prazo de validade, armazenamento, embalagem bem lacrada, para evitar problemas na saúde dos seus clientes, ou até complicações com a fiscalização da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

As vantagens de utilizar páprica doce como corante

Optar por incluir páprica doce em seus preparos para dar cor aos alimentos, pode ser uma alternativa inteligente e vantajosa para seus consumidores, pois ela pode substituir corantes artificiais que podem causar quadros alérgicos em algumas pessoas que são intolerantes a essas substâncias.