Pular para o conteúdo
Início » Como uma noite de descanso com qualidade influencia no seu dia a dia

Como uma noite de descanso com qualidade influencia no seu dia a dia

 

Muitas pessoas sabem que o sono é importante em nossas vidas, porém, não sabem quais os principais fatores que garantem um descanso de qualidade. Assegurar uma boa noite de sono é, de longe, a melhor maneira para que o dia seguinte seja produtivo. 

Durante o sono, o organismo consegue exercer as principais funções para restaurar o corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. É feita também, a reposição das energias e a regulação do metabolismo que, por sua vez, é essencial para manter o corpo e a mente saudáveis. 

Dormir bem deve ser considerado um hábito que esteja incluído na rotina de todas as pessoas. Isso porque, através de estudos, especialistas recomendam ao menos 8 horas de sono sem interrupções. 

Ou seja, no momento em que você for dormir, e for interrompido por um sistema de alarme monitorado, por exemplo, fará com que a sua noite de sono não seja totalmente aproveitada. 

Consequências de um sono desregulado 

É importante pontuar também que, o sono é capaz de manter o equilíbrio psíquico, emocional e metabólico. Além disso, o humor da pessoa também é afetado pelo sono, ou seja, de acordo com a noite de descanso, a pessoa estará de bom ou mau humor durante o dia seguinte. 

Na ausência do sono, a pessoa deseja cada vez mais um ambiente mais tranquilo para descansar o máximo que puder. Dependendo do nível de cansaço, estando em um local com forro acústico para auditório, por exemplo, ainda é possível dormir mesmo com a reverberação do som no local. 

Dependendo da regularidade do sono da pessoa, é possível que ela chegue ao nível de procurar ajuda médica para ter um sono melhor. No caso, os profissionais qualificados para atender esse tipo de complicação, geralmente estão munidos com lençol hospitalar para deixar o paciente seguro, e a vontade no ambiente. 

Quando não conseguimos ter as horas ideais de sono, é possível observar que ficamos estressados com mais facilidade, e consequentemente, a irritabilidade também faz parte do pacote. Como um indesejado bônus, apresentará sinais de cansaço, ansiedade  e nervosismo. 

Como podemos imaginar, o sono também consegue influenciar em nossa saúde. Há casos em que as pessoas conseguem desenvolver muitas complicações quando decidem dormir, dependendo da ocasião, é preciso de camas motorizada para auxiliar na hora de descansar. No pior das hipóteses, a pessoa pode desenvolver:

  • Diabetes;
  • Alterações no sistema imunológico;
  • Problemas psicológicos;
  • Indisposição.

Nesse contexto, não podemos deixar de mencionar que, quando uma pessoa dorme menos de 7 horas de sono por dia, as chances de ficar resfriado podem aumentar em até três vezes. 

Além de possíveis gripes, a pessoa também pode aumentar os riscos de calcificação da artéria coronária, o que leva ao ataque cardíaco. Nesse processo, é associado também distúrbios de sono com o aumento de hipertensão e irregularidade nos batimentos cardíacos. 

Nessa fase, o ideal é que a pessoa tenha um acompanhamento médico para garantir que outras complicações não sejam desenvolvidas. Deve-se considerar a necessidade de ter um aparelho de medir pressão com estetoscópio, para ter um acompanhamento melhor da pressão sanguínea no uso residencial. 

Os transtornos mentais podem ser desenvolvidos em decorrência do sono, que está também relacionada a problemas de saúde mental, especialmente à depressão. Por sua vez, as pessoas com frequentes distúrbios de sono apresentam uma alta taxa de transtorno depressivo que é prejudicial a curto, e a longo prazo. 

Contudo, há um tempo ideal de sono para bebês, adolescentes, adultos e crianças, afinal, cada um possui necessidades diferentes para se desenvolver. 

Para os adultos, o tempo ideal é entre 7 a 8 horas de sono de qualidade em horários regulares. 

Já os adolescentes, o intervalo de uma boa noite de sono é entre 8 a 10 horas de sono diariamente. 

As crianças, que por sua vez estão em fase de desenvolvimento, precisam de mais horas de sono. No caso, é entre 9 a 13 horas de descanso a cada dia. 

Por último, temos os bebês que são os que mais precisam dormir. O tempo para garantir o melhor desenvolvimento do neném é 12 a 16 horas por dia. 

Fases do sono

Ter uma boa noite de sono não se resume apenas em seguir o tempo ideal de descanso. O sono de qualidade é baseado em uma sensação de estar descansado ao acordar. Há pessoas que têm suas preferências no ambiente de descanso, preferencialmente, deve ser um local tranquilo e sem barulho. 

A luz da noite, para algumas pessoas, pode ser uma preferência, nesses casos, vale a pena pesquisar por “janela de vidro valor”, na internet, para saber os melhores modelos. 

A quantidade de tempo para dormir é, sim, essencial para garantir uma boa noite de sono, e além disso, consegue favorecer o ciclo de sono completo do organismo, de acordo com as fases que serão citadas abaixo. 

  1. Nesta primeira fase, a pessoa está adormecendo e se encontra no momento em que, ao mesmo tempo em que está iniciando o sono, outra parte dela está acordada também. Nessa parte, o cérebro está trabalhando de maneira irregular, o corpo fica mais relaxado e a respiração tende a ficar mais lenta. 
  2. Na segunda fase, o sono leve é iniciado e, logo em seguida, a temperatura do corpo e os batimentos cardíacos diminuem. 
  3. Finalmente, a terceira fase marca a entrada em um sono profundo após as ondas cerebrais diminuirem. 
  4. Na quarta fase, o organismo da pessoa já está apta a liberar hormônios de crescimento, tecidos se recuperam e as energias do corpo são recarregadas. 
  5. Os sonhos começam a aparecer na quinta fase, logo, o cérebro começa a acelerar novamente seu funcionamento e realiza uma limpeza na memória, mantendo apenas as informações importantes que foram recebidas no dia. 

Nessas fases, o sono de qualidade só tem a oferecer benefícios a você. No geral, o organismo é o mais beneficiado por uma boa noite de descanso. É possível dizer que, o sono é capaz de fortalecer o sistema imunológico, liberar a produção de alguns hormônios e consolidar a memória, e além disso, pode ter ajudar:

  • Manter um peso saudável;
  • Diminuir o risco de desenvolver doenças e problemas cardiovasculares;
  • Diminuir a frequência de estar doente;
  • Reduzir o estresse;
  • Melhorar a sua maneira de se socializar;
  • Ter um nível melhor de concentração;
  • Evitar acidentes que podem ser causados pelo cansaço.

Dormir bem é ter uma qualidade de vida melhor, ou seja, procure ter noites de sono regulares, isso fará que a sua expectativa de vida melhore significativamente. 

Ao pensarmos que uma noite de sono consegue afetar a nossa capacidade de ser produtivo no dia, podemos observar que até mesmo a nossa profissão pode ser afetada, afinal, você não está com toda a sua capacidade para lidar com as atividades do dia a dia. 

Portanto, a importância de ter uma boa noite de sono vai além da saúde, e podemos considerar que ter o descanso ideal é uma maneira de assegurar a vida profissional. 

Como ter uma noite de sono melhor?

Ao contrário do que muitos pensam, é possível sim ter uma boa noite de sono, mesmo com tantas responsabilidades. Uma maneira de fazer isso, é por meio do relaxamento, afinal, podemos considerar que a nossa saúde é essencial e deve estar nos primeiros lugares dentre nossas prioridades. 

Inicialmente, é preciso aprender que é preciso descansar e relaxar o corpo e a mente para iniciar uma boa noite de sono. Nesse momento, considere ter um espelho para quarto de parede para que, ao dormir, você se olhe e compare sua fisionomia ao ter uma boa noite de sono. 

Entendemos que há datas que são inevitáveis para promover o sono ideal, principalmente em datas comemorativas, como o Natal e o Ano Novo. Neste caso, evite o cansaço, e procure recuperar as noites de sono nos dias seguintes, depois que as festas passarem. 

Novamente, é necessário reforçar que os horários de sono devem ser seguidos regularmente para manter o organismo habituado com o tempo de descanso. 

Há dicas que podem ser seguidas que irão auxiliar ainda mais na hora de descansar, contudo, é inevitável não citar a importância que a água tem no organismo. Se possível, esteja próximo a lugares com bebedero de água para garantir a hidratação do seu corpo. Contudo, as dicas são:

  1. Ingerir alimentos leves no período noturno;
  2. Fixar um horário para dormir;
  3. Ter um ambiente tranquilo que ajude no sono;
  4. Evitar pensar nos problemas da vida;
  5. Manter uma temperatura agradável no local.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.