Pular para o conteúdo

GUAÍRA: Começa agendamento para vacinação de crianças de 5 a 11 anos

 

O AGENDAMENTO PODE SER FEITO POR TELEFONE NA UNIDADE ONDE A CRIANÇA RECEBERÁ O IMUNIZANTE. A APLICAÇÃO DAS DOSES COMEÇA SEMANA QUE VEM, SENDO RECOMENDADO O PRÉ-CADASTRO NO SITE DO “VACINA JÁ” DO ESTADO PARA MAIOR AGILIDADE NO ATENDIMENTO HTTPS://WWW.VACINAJA.SP.GOV.BR/

As USFs – Unidades de Saúde da Família – já estão fazendo o agendamento para a vacinação das crianças de 5 a 11 anos de idade. Lembrando que o primeiro grupo a receber as doses será o de portadores de comorbidades (doenças crônicas ) e PCDs – Pessoas com Deficiência. As doses começam a ser aplicadas na próxima semana, e a Secretaria de Saúde, tendo em vista a nova onda de contágio da Covid-19 e os surtos de Influenza, fará o agendamento prévio para evitar aglomerações desnecessárias. O agendamento pode ser feito via telefone e, caso não seja possível, no seu PSF, em horário usual de funcionamento.

O Setor de Vigilância em Saúde recomenda que os pacientes façam, também, o pré-cadastro no site “Vacina Já” do governo do Estado, pela internet https://www.vacinaja.sp.gov.br/.

No entanto, quem tiver dificuldade de acesso, pode levar o CPF unidade, quando as crianças forem tomar a dose, que os técnicos farão o cadastramento no site do estado.

As crianças com deficiência (PCD) e com comorbidades devem apresentar documento comprobatório no ato da vacinação. Estes podem ser exames, receitas, relatórios médicos e prescrição médica contendo a CID – 10 (Classificação Internacional de Doenças). Os cadastros das doenças crônicas das próprias unidades, caso a criança faça tratamento ou acompanhamento, poderão ser usados também. É orientado que os responsáveis levem documento com foto e CPF das crianças.

A Vigilância Epidemiológica informou que deve receber 60% das doses para o público estimado de PCDs e 59% das doses para as comorbidades.

Informação importante para os pais e responsáveis: é necessário intervalo mínimo de 14 dias entre as demais vacinas do calendário, que todas as crianças já tomam.

Deve-se observar que, se a criança teve Covid-19, deve aguardar 4 semanas após a data de início de sintomas para receber a vacina.

As comorbidades que podem fazer o agendamento:

– Insuficiência cardíaca

–  Cor Pulmonale e Hipertensão pulmonar

– Cardiopatia Hipertensiva

– Síndromes Coronarianas

– Valvopatias

– Miocardiopatias e pericardiopatias

– Doença da aorta

– Arritmias cardíacas

– Cardiopatias congênitas

– Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados

– Talassemia

– Down

– Diabetes Méllitus

-Pneumonopatia crônicas graves

– Hipertensão estágio 1 e 2 com lesão

– Doença cerebrocasculares

– Doença renal crônica

– Imunossuprimidos

– Anemia falciforme

– Obesidade mórbida

– Cirrose hepática

-HIV