Pular para o conteúdo

Professor de Engenharia Elétrica da Estácio dá dicas de qual aparelho escolher para amenizar o calor sem pesar no bolso

Imagem de mohamed Hassan por Pixabay

Apesar da melhora do nível dos reservatórios, a conta de luz continua alta e tende a subir nesse período do verão com o uso de aparelhos para refrescar os ambientes. Para manter a temperatura agradável sem pesar no bolso, o professor de Engenharia Elétrica da Estácio, Paulo Leal, recomenda considerar o tamanho do espaço e a relação custo/benefício de cada produto.

O especialista frisa que o ar-condicionado sempre será a melhor opção para ambientes médios e pequenos, principalmente com a tecnologia inverter – inversor de frequência – que os fabricantes afirmam ser possível economizar de 40% a 70% de energia em comparação com os modelos tradicionais. Porém, há outras opções que exigem um investimento menor: “Ventiladores e umidificadores são mais baratos e podem ser usados em ambientes grandes”, indica Paulo Leal.

Segundo o docente, se colocar na ponta do lápis, a diferença de consumo de energia entre sistemas modernos de ar-condicionado e ventiladores é mínima. “O conforto do ar-condicionado é superior, mas o custo também é elevado. A melhor alternativa, pensando no custo-benefício, seria investir em refrigeração individualizada, mas em alguns ambientes isso não é possível”, explica.

Outra dica do professor de Engenharia Elétrica da Estácio é adotar medidas simples que potencializam o funcionamento de cada aparelho. “Para uso mais eficaz do ar-condicionado, mantenha o ambiente completamente fechado, de preferência que tenha cortinas ou película nos vidros das janelas. Para ventilador, posicione-o de forma que o fluxo de ar seja de dentro para fora do ambiente, criando uma corrente de ar”, propõe.

E na dúvida de qual modelo de ar-condicionado, ventilador ou climatizador comprar, Paulo Leal lembra que é importante investigar a reputação da marca em sites de reclamações, verificar o que os consumidores falam sobre aquele produto e se ele é certificado pelo INMETRO. “Converse também com alguém que já comprou o aparelho, e é fundamental ter um bom instalador”, informa.