Pular para o conteúdo

Streaming de videogames e por que você deve se preocupar

O streaming de jogos de vídeo é um fenómeno que está a crescer em popularidade e por uma boa razão. É uma forma incrível de desfrutar de alguns dos seus jogos favoritos sem ter de passar horas no computador, e pode proporcionar-lhe horas de entretenimento quando está em viagem.

Mas se não estiver familiarizado com a transmissão de jogos de vídeo, pode ser difícil saber por onde começar. Quais são alguns dos melhores serviços? Onde os encontra? E porque é que VOCÊ se deve preocupar?

Temos respostas para todas estas perguntas! Aqui está o que precisa de saber:

Onde começar a transmitir os jogos de vídeo?

Se procura um lugar para começar a transmitir jogos de vídeo, não procure mais.

O Streaming é uma forma incrível de construir a sua audiência e de se conectar com pessoas que amam o que você ama. Pode ser um pouco assustador no início, mas com as ferramentas certas e alguma prática, qualquer um o pode fazer!

Vai precisar:

-Um software de transmissão de jogos ou um gravador de ecrã como o OBS. Isto permitir-lhe-á transmitir ao vivo a partir do ecrã do seu computador.

-Uma webcam ou câmara fotográfica de algum tipo (pode usar o seu telefone) para que os espectadores possam ver a sua cara enquanto o vêem jogar.

-Uma ligação à Internet suficientemente rápida para transmitir jogos de vídeo sem qualquer atraso ou problemas de pixelização.

Para os jogadores de streaming pesado, os ficheiros de vídeo podem ser enormes. Ocupam espaço no seu disco rígido e demoram algum tempo a carregar. É melhor tê-los comprimidos com um compressor de vídeo fiável com extensões universais, incluindo mp4, avi, webm, ou wmv.

Quais são alguns dos melhores serviços e onde os encontra?

1. Contracções: Twitch é uma plataforma de transmissão ao vivo que tem sido utilizada pelos jogadores durante anos para mostrar as suas capacidades, ligar-se com outros jogadores, e ganhar dinheiro com os seus vídeos de jogo. É também um óptimo local para encontrar transmissões de títulos clássicos que talvez não tenha jogado antes!

2. Jogos no YouTube: O YouTube Gaming pode não ser tão conhecido como o Twitch, mas continua a ser uma excelente opção para encontrar transmissões de novos jogos ou clássicos mais antigos. O serviço é especialmente bom para encontrar transmissões ao vivo de eventos populares de eSports como torneios da Liga das Lendas ou jogos DOTA 2 entre equipas profissionais como a Team Liquid e a Evil Geniuses!

3. Misturador: O Mixer é a resposta da Microsoft ao Twitch – e é bastante sólido! O serviço é mais conhecido pelas suas características únicas como “Stickers” (que são basicamente ementas) e “Clips” (que permitem aos utilizadores gravar pequenos vídeos que podem partilhar com outros utilizadores). 

Porque é que VOCÊ se deve preocupar?

Bem, aqui estão quatro razões:

1. É divertido! Ver outra pessoa jogar um jogo de vídeo é como ser espectador num evento desportivo – vê-se como os melhores o fazem, e aprende-se tudo sobre as estratégias que eles usam para vencer a competição. E ainda melhor do que isso? É grátis! Não é preciso comprar um bilhete caro ou pagar um pacote de TV por cabo caro para poder assistir.

2. É social! O streaming não só facilita às pessoas que gostam de jogos de vídeo ligarem-se uns aos outros online e verem juntos, como também facilita aos jogadores que não são necessariamente amigos na vida real (ou mesmo conhecerem-se fora dos fóruns da Internet) fazer novos amigos com interesses e paixões semelhantes enquanto vêem juntos a partir das suas próprias casas ou onde quer que estejam em qualquer dia ou noite.

3. Pode ajudar a sua carreira! Se está a tentar entrar no jogo como profissional da indústria (ou apenas quer algumas dicas sobre como melhorar as suas capacidades), então ver outras pessoas a jogar pode ser inestimável – dá a sua visão sobre o que faz com que outra pessoa seja bem sucedida.

4. Pode tornar-se um jogador profissional! Se gosta de ter uma carreira de jogador, então é isto. Algumas equipas e marcas estão a recrutar gamers que podem fazer streaming para promover os seus produtos ou competir em torneios de jogo. Isto pode ser uma forma de ganhar enquanto se diverte e apenas fazer as suas coisas, uma vez que todos eles fazem a edição de vídeo!

Com tantos novos jogadores a entrar no mercado, não faltam opções para os jogadores que querem jogar jogos online. É no futuro que reside a verdadeira competição. A concorrência entre estas empresas será feroz, e os consumidores colherão os benefícios à medida que novas funcionalidades e conteúdos forem sendo adicionados regularmente. E embora não seja claro que tipo de streaming de jogos futuros se mantém, uma coisa é certamente clara: o futuro está pronto para competir com o passado de uma forma muito grande.

LINK BIO:

Cris Mark Baroro – Sou um Especialista em Optimização de Motores de Busca da VEED.io. Adoro tecnologia. Também posso ser um escritor, programador e especialista em sistemas de QA. O VEED é uma plataforma gratuita de edição de vídeo online tudo-em-um.