Pular para o conteúdo

Na ‘onda de Filipe Toledo’, promessa do surf brasileiro conquista título de etapa mundial 

Atual campeão nacional nas categorias sub-16 e 18, Ryan Kainalo vence o Punta Rocas Open Pro (PER), válido pela categoria Jr, com direito a ‘revanche’ na final

Ryan Kainalo encara bela onda durante etapa do mundial Jr, no Peru (Crédito: WSL Latam)

Criado na cidade de Filipe Toledo, o jovem Ryan Kainalo segue as mesmas ondas do astro. No início da semana, o brasileiro faturou o título da etapa de Punta Rocas Open Pro, válida pelo campeonato mundial Jr. No Peru, o surfista de apenas 16 anos teve um grande desempenho, conquistou a maior combinação de notas da competição e subiu ao lugar mais alto do pódio.

“A sensação foi muito boa. Eu estava me sentindo muito bem com as ondas, pois elas encaixam com o meu estilo. A direita proporcionou boas manobras. E quando o mar foi aumentando, eu fiquei mais confiante ainda. Desde as quartas de final, as baterias foram ficando mais difíceis, sendo a última a mais complicada”, afirma o atleta da TheOne Management.

Para ficar com o título, Ryan superou Cauã Costa na grande final, com placar de 15,84, cujas notas foram 8,67 e 7,17. Vale lembrar que, na última edição, Kainalo ficou com o vice, em Saquarema (RJ), sendo superado justamente pelo mesmo adversário no Peru. Com o resultado, ele fechou o ranking latino-americano da WSL em segundo lugar. Agora, o jovem que treina em Ubatuba vai focar em uma preparação nos EUA visando ao Challenger Series diante dos melhores do mundo.

“Esse era um dos eventos mais importantes para mim, o meu foco. E foi muito bom poder atingir esse objetivo. Agora, vou fazer uma pré-temporada no Havaí, que já vai servir pro Mundial, pois será o meu primeiro grande evento do ano. Seria incrível começar 2023 com uma vitória nesta competição”, diz Ryan, ressaltando também a grande fase de Ubatuba no cenário internacional. “Ubatuba sempre teve muitos talentos. Nós temos o melhor do mundo lá. E isso me inspira muito. Com certeza, quero levar mais esse título para a cidade”, completa.

Presente na Seleção Brasileira, Ryan é uma das maiores promessas do País no surf masculino. Em setembro, ele se tornou campeão nacional nas categorias sub-16 e sub-18, assim como já coleciona as principais conquistas entre os amadores e até impressionou a Europa ao chegar na semifinal de um torneio profissional.