Pular para o conteúdo

Preparação para visto H-1B deve começar ainda em 2022

Para quem planeja trabalhar nos Estados Unidos em 2023 é importante saber que a temporada de aplicações ao H-1B, um dos vistos de trabalho mais procurados por estrangeiros de todo o mundo, começa logo no primeiro trimestre do ano, no início de março.

Por esse motivo, a preparação para o processo de aplicação ao visto deve começar ainda esse ano. É o que aponta a especialista em imigração, Fabiana Guerra, Diretora Jurídica & Head of Global Mobility da Drummond Advisors, consultoria especializada em internacionalização. “O processo de aplicação para o visto H-1B é diferente dos demais vistos não-imigrantes, já que é necessário passar por um sorteio antes da aplicação propriamente dita da petição”, explica.

“Existe, portanto, uma série de etapas e requisitos que o aplicante precisa cumprir para conseguir o visto H-1B. O melhor momento para começar a se preparar para a temporada de H-1B de 2023 é agora, no final de 2022″, comenta a especialista.

Segundo Fabiana, a expectativa é que o número de aplicações ao visto H-1B cresça em 2023 devido ao excedente de vagas de trabalho nos Estados Unidos. Nesse contexto, a busca por profissionais capacitados de outros países para suprir essas lacunas no mercado de trabalho norte-americano deve aumentar.

Sobre o visto H-1B

O H-1B é um tipo de visto temporário destinado a profissionais especializados que possuem uma oferta de trabalho formalizada com um empregador estadunidense. Esse visto é destinado a profissionais experientes em uma área específica de seu ramo de atuação. “Todos os anos, no início do ano-calendário, diversas empresas norte-americanas iniciam processos seletivos em busca de profissionais capacitados para preencher vagas especializadas”, explica a Diretora Jurídica da Drummond Advisors.

Segundo a especialista, é nesse momento que os candidatos estrangeiros são avaliados. ”Quando não for possível completar os processos seletivos com a mão de obra já existente nos EUA, as empresas americanas são levadas a patrocinar pedido de visto H-1B para os profissionais estrangeiros capacitados perante a USCIS, o órgão de imigração nos EUA”, conclui.

A previsão é que o período de registro para o H-1B no ano que vem comece nos primeiros dias de março de 2023 e termine por volta do final da 1ª quinzena do mesmo mês, sendo uma janela bastante curta para as empresas americanas inscreverem todos os candidatos estrangeiros que poderiam preencher suas vagas de emprego. Ao final do mês de março, a loteria sorteia quem serão os profissionais que terão 90 dias para aplicar a petição de H-1B. “Durante esse período, as empresas americanas devem preencher o pré-registro usando o sistema online e fornecendo dados da empresa e dos candidatos. Os candidatos serão selecionados aleatoriamente por meio de um sorteio ou loteria e notificados sobre o resultado até o final de março”, comenta Fabiana.

Nas últimas temporadas de H-1B, que ocorreram em março de 2021 e março de 2022, o número de inscrições foi de, respectivamente, 308.613 e 483.927 candidatos para a loteria, conforme dados oficiais da U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS).

Qual o passo a passo para a solicitação do visto H-1B?

O processo de solicitação começa com o pré-registro eletrônico para participar do sorteio da loteria do visto H-1B.

Depois do sorteio da loteria, caso o profissional seja selecionado, a empresa contratante terá que apresentar a petição perante a USCIS junto com a documentação necessária e as taxas de registro, tudo dentro de um período de 90 dias.

Se o pedido for aprovado, o visto será emitido e estará válido para uso por parte do profissional a partir de 1º de setembro de 2023. Geralmente o documento tem validade de até 3 anos, podendo ser renovado pelo mesmo período. Os familiares de quem possui um H-1B podem acompanhá-lo com o status de H-4.

Fabiana Guerra destaca que o H-1B possui vagas limitadas. “O número de vistos H-1B disponíveis por ano fiscal é limitado a 85.000 vistos, sendo que 20.000 vagas são reservadas para pessoas com um diploma de mestrado ou doutorado realizado nos Estados Unidos”, explica.

Dentro desse cenário, estar com os documentos necessários preparados antes do período de submissão é extremamente importante, de acordo com a especialista. Fabiana comenta que “é bastante comum empresas que não se organizaram com a antecedência necessária perderem o prazo de pré-registro e inviabilizarem a contratação de mão de obra estrangeira especializada pelo ano inteiro, trazendo muitos prejuízos para a empresa”.

“Por outro lado, para os profissionais estrangeiros interessados em trabalhar nos EUA é de suma importância saber que os processos seletivos já se iniciaram e eles podem perder a oportunidade de ocupar uma vaga de trabalho nos EUA se não estiverem atentos ao período de inscrição nos processos seletivos”, finaliza.