Pular para o conteúdo

Brasil tem cerca de 187 mil pacientes que fazem tratamento com cannabis medicinal  

Dados constam em Anuário desenvolvido pela Kaya Mind, que contém informações sobre a regulamentação da planta no país

Aproximadamente 187.500 brasileiros realizam tratamentos com medicamentos à base de cannabis medicinal, é o que aponta o mapeamento mais recente da Kaya Mind, primeira empresa brasileira especializada em dados e inteligência de mercado no segmento da cannabis, do cânhamo e de seus periféricos.

Considerando informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a startup aponta que existem 91.161 pacientes que fazem importação de medicamentos de cannabis no Brasil. Além disso, outra estimativa mostra que são cerca de 26.400 pacientes que têm acesso aos medicamentos à base de cannabis nas farmácias e por volta de 70 mil que fazem o tratamento via associações.

Os dados fazem parte do ”Anuário da Cannabis no Brasil”, que é um conteúdo inédito sobre a regulamentação da cannabis no país e seus desdobramentos no mercado, divulgado no dia 16 de novembro. O material, que contou com mais de 15 patrocinadores e grandes apoiadores do setor, institucionais e de mídia, é o único anuário completo com dados sobre o  tema.

De acordo com Maria Eugenia Riscala, cofundadora e CEO da Kaya Mind, o crescimento no número de pacientes ocorre devido à quantidade e qualidade de informações sobre o tema. “Além da eficácia comprovada cientificamente, quanto mais o assunto é abordado, mais os médicos e pacientes passam a compreender sobre os benefícios dos tratamentos para diversas doenças”, pontua.

Recentemente, a Kaya Mind divulgou que o número de pessoas com autorização para importar produtos à base de cannabis pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) crescerá 119,8%, neste ano, em comparação com 2021. Considerando o aumento do mercado desde 2019, a expectativa é que, até maio de 2023, o país tenha mais de 200 mil brasileiros registrados na Anvisa que optam pela forma de tratamento.

Para a executiva, é um passo significativo para fortalecer o segmento. “Uma regulamentação mais abrangente seria fundamental para garantir que mais pessoas tivessem acesso aos produtos, principalmente a medicamentos mais acessíveis, afinal, o cultivo no país reduziria o preço do insumo, que hoje precisa ser importado de outros países”, explica.

Sobre a Kaya Mind

A Kaya Mind é a primeira empresa brasileira especializada em dados e inteligência de mercado no segmento da cannabis, do cânhamo e de seus periféricos. Com metodologia própria e análises quantitativa e qualitativa, desenvolve relatórios relacionados à cannabis. A startup oferece, ainda, uma plataforma de consolidação  de dados e consultoria estratégica para empresas interessadas ou atuantes nesse setor, dentre outros serviços com foco na indústria de cannabis. Mais informações no site.