Pular para o conteúdo

Qualificação Profissional: Transformando Carreiras Médicas

Diante do crescente número de médicos no país, os programas de qualificação de excelência se tornam um diferencial para impulsionar carreiras na saúde

O cenário médico no Brasil está em constante transformação, com um aumento significativo no número de profissionais. Segundo informações divulgadas no estudo Demografia Médica no Brasil (DMB), lançado em 2023 em parceria entre a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em janeiro de 2023, o Brasil contava com 562.229 médicos inscritos nos 27 Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), o que correspondia à taxa nacional de 2,60 médicos por 1.000 habitantes.

Em um período de pouco mais de duas décadas, desde 2000, quando o Brasil contava com 219.896 médicos, o número de profissionais mais do que dobrou. No mesmo período, a população geral do país cresceu cerca de 27%. Além disso, nos últimos 13 anos, de 2010 a 2023, 251.362 novos médicos passaram a atuar no Brasil, reflexo direto da abertura de cursos e de vagas de graduação em medicina.

Diante desse cenário de expansão da profissão médica, os cursos de pós-graduação de tornam-se fundamentais para que os profissionais possam se destacar e oferecer um atendimento de alta qualidade à população. É nesse contexto que o Instituto de Educação Médica (IDOMED) se destaca, oferecendo uma ampla variedade de cursos de fellowship, pós-graduação lato sensu, mestrado e doutorado em diversas especialidades médicas.

O CEO do IDOMED, Silvio Pessanha Neto, destaca a importância dos programas de pós-graduação na área da saúde e a abordagem do instituto: “A formação profissional é crucial para o sucesso na medicina e odontologia. Além de um suporte tecnológico avançado, o IDOMED tem uma tradição sólida na oferta de ensino e na pesquisa, preparando nossos alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho em constante evolução”, afirmou Silvio.

Pós-graduação na área da Saúde: O Caminho para o Sucesso Profissional  

O IDOMED está com inscrições abertas para diversos cursos, incluindo mestrado, doutorado, MBA em Gestão para Médicos, e cursos de pós-graduação médica, como Medicina do Trabalho e Psiquiatria. Além disso, oferece a inovadora e-residência em Cirurgia Geral, o primeiro streaming de conteúdo especializado para residentes.

Para médicos que desejam aprimorar suas carreiras e se destacar em suas respectivas áreas de atuação, o IDOMED é a escolha certa. Com uma tradição sólida e reconhecida no mercado, o instituto oferece uma gama de cursos de pós-graduação Lato Sensu de alta qualidade:

MBA em Gestão para Médicos: capacitação de médicos para utilização de ferramentas de gestão

Recentemente, o IDOMED formou a primeira turma do MBA em Gestão para Médicos, marcando um momento significativo no campo da medicina. Este MBA, único no Brasil, oferece aos médicos conhecimentos especializados em gestão de negócios e tecnologia médica para enfrentar as transformações no mercado da saúde. Os graduados estão prontos para liderar a medicina do futuro, com habilidades que abrangem desde análise de mercado até governança e compliance na área médica.

O programa, com uma carga horária de 450 horas ao longo de 18 meses, preparou um grupo diversificado de profissionais médicos de diferentes setores, como hospitais, clínicas e empresas farmacêuticas, para enfrentar os desafios organizacionais da medicina moderna. O MBA foi elaborado em parceria com a Academia Nacional de Medicina (ANM) e o Ibmec, garantindo sua excelência e reconhecimento no setor. Com essa formação, os médicos estão prontos para assumir cargos estratégicos e operacionais em empresas líderes na área da saúde, contribuindo para o avanço da medicina e da gestão nesse campo.

Medicina do Trabalho: Com mais de 18 anos de tradição, esse curso prepara médicos para atuarem na saúde ocupacional, garantindo a segurança e o bem-estar dos trabalhadores.

Oftalmologia e Psiquiatria: Com mais de 10 anos de tradição em cada, esses cursos proporcionam uma formação sólida para médicos interessados em oftalmologia ou psiquiatria.

Odontologia em Parceria com o IOA: Para dentistas, o IDOMED oferece programas de pós-graduação odontológica, permitindo a especialização em diversas áreas da odontologia.

Cursos livres na área Médica: Qualificação contínua das habilidades e competências profissionais

Cursos American Heart Association (AHA): O IDOMED é pioneiro, como universidade, ao sediar o Centro Internacional de Treinamento (ITC) da American Heart Association (AHA) no Rio de Janeiro, proporcionando cursos com laboratórios de simulação realística e simulador de alta fidelidade.

Estímulo ao desenvolvimento e inovação científica: realização de pesquisas clínicas em parceria com os maiores nomes da indústria farmacêutica.

Pesquisa Clínica 

O IDOMED tem um histórico impressionante de formação de profissionais. Até o momento, já formou um grande número de mestres e doutores nas áreas de Odontologia e Saúde da Família. Além disso, possui uma Unidade de Pesquisa Clínica e Inovação (UPCi), que desenvolve projetos de pesquisa clínica nas áreas da saúde, e o Idomed Hubs, um espaço dedicado à inovação em Medicina e à expansão de projetos de saúde em todo o Brasil.

Para obter mais informações sobre os cursos oferecidos pelo Instituto de Educação Médica (IDOMED) e suas inscrições, visite o site: www.idomed.com.br