Pular para o conteúdo

Startup lança van 100% elétrica com sistema patenteado para entregas

A startup de Caxias do Sul/RS Arrow Mobility lançou no mercado uma van 100% elétrica com diferenciais que prometem auxiliar as empresas no transporte de cargas e passageiros. Batizada de Arrow One, o veículo possui um sistema patenteado, o One Shot Loader, que permite o carregamento das mercadorias com apenas um movimento, agilizando as entregas, bem como a transformação da van para transporte de passageiros, duplicando receitas para o operador.

O head de Engenharia da empresa, Jocelei Salvador, conta que o One Shot Loader funciona por meio de uma plataforma que permite o carregamento das mercadorias fora do veículo. Após isso, a plataforma é introduzida na van. Salvador conta que a empresa está desenvolvendo três versões: uma manual; uma semiautomática, com elevação por meio de dispositivo de elevação estático; e uma automática/autônoma, na qual a movimentação da plataforma se dará por meio da utilização de AGVs (robôs operados por meio de software). “Atualmente, o processo de carregamento de um veículo de entregas last mile – última etapa do processo de entrega de um produto, antes de chegar às mãos do comprador – pode levar de uma hora e meia a quatro horas, dependendo da estrutura física e da quantidade de pessoas envolvidas no processo. Com o One Shot Loader, estima-se que se possa reduzir esse tempo de forma exponencial, para, no máximo, 30 minutos”, avisa o engenheiro.

Dois em um

Outro diferencial do sistema é a possibilidade de mudar a função de um veículo de carga para um veículo de passageiros. A referida mudança se dá pela retirada do equipamento de carga da van e pela inserção de uma “gaveta” com poltronas, transformando assim um veículo de carga em um veículo de transporte de passageiros. “O mercado demanda por agilidade e aumento de eficiência com as operações de transporte. Neste contexto, criamos um sistema que visa diminuir a ociosidade das vans, visto que podem servir para transporte de mercadorias ao longo do dia e transporte de colaboradores no início e ao final do expediente, por exemplo. São dois veículos em um”, comenta João Paulo Vargas, especialista em Inovação e responsável pelo projeto do sistema.

A Arrow One conta, ainda, com o conceito “Walk-in-van”, que permite que o motorista tenha acesso internamente ao compartimento de carga sem precisar sair do veículo, o que possibilita maior agilidade e segurança para o entregador. A van possui uma capacidade de 17 metros cúbicos, 50% acima de uma van tradicional, e conta com 250 quilômetros de autonomia, frenagem regenerativa e tempo de recarga total de menos de três horas.

Custo-benefício

Além do conceito ecológico, que não emite CO2 pela não utilização de combustíveis fósseis, a van tem um custo menor. Estima-se que o custo por quilômetro seja 80% menor do que no transporte por veículos movidos a combustíveis. “Ou seja, para cada R$1,00 gasto com combustível, a Arrow One consome R$0,20 em energia elétrica”, explica Salvador.

Primeiras unidades

As primeiras unidades da Arrow One estarão no mercado no segundo semestre, quando será realizada a primeira entrega de 100 unidades para a Unidas, líder no mercado de terceirização de frotas e a segunda maior locadora de automóveis do Brasil.

Sobre a Arrow Mobility

Start-up de mobilidade elétrica, a Arrow Mobility nasceu em Caxias do Sul/RS no ano 2020 por meio da idealização de seus três fundadores: o head de Engenharia, Jocelei Salvador, com 25 anos de experiência em desenvolvimento de veículos comerciais, o head de Estratégia e Marketing, Julio Balbinot, que gerenciou projetos, desde pesquisa de mercado até a homologação final, por 15 anos; e o head de Desenvolvimento de Negócios, Marcelo Simon, que tem 15 anos de experiência em Finanças Corporativas e já liderou áreas financeiras de empresas na Índia e na China.

Apesar de jovem, a empresa conta um time de desenvolvimento de produto com média de 20 anos de experiência na indústria automobilística, garantindo que as principais demandas do mercado serão atendidas com qualidade e agilidade