Pular para o conteúdo

Jogos de browser como futuro do gaming?

O crescimento do gaming tem sido um acontecimento contínuo da era digital, que impulsiona diversos formatos, incluindo os jogos de browser. Contudo, é importante questionar que tipo de gaming pode oferecer uma experiência de jogo e praticidade que consideram os jogadores em geral.

Como os jogos de browser ganham popularidade

A popularidade dos jogos de browser pode ser explicada, entre outras coisas, pela facilidade de acesso e pelo aumento do tempo que passamos na internet. O brasileiro comum passa cerca de nove horas e vinte e nove minutos online por dia, ao passo que a média mundial é de cerca de seis horas e quarenta e dois minutos. O Brasil é o segundo país a passar mais tempo na internet, seguido pelas Filipinas.

Fonte: Unsplash

Armazenamento não é uma preocupação

Uma das vantagens destes jogos é o fato de não ser necessário fazer download de quaisquer conteúdos para o disco. O armazenamento requer somente uma conexão constante à internet para jogar, e permite salvar o progresso da mesma forma que em outros jogos.

Frequência de jogo

É necessário considerar que, muitas vezes, estes jogos têm um ritmo acelerado, e requerem apenas uma ou duas entradas diárias para manter a jogada anterior. Isso permite uma melhor conciliação com as tarefas do dia a dia.

Jogabilidade com outros jogadores

Além destes fatores, os jogadores dos jogos de browser tendem a preferir os jogos que levam em conta a jogabilidade com múltiplos jogadores, como os MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Games), e que se ajustem a um certo contexto ou nicho. 

Um ótimo exemplo disso é o Vikings: War Of Clans, pois permite que os jogadores criem clãs de 100 pessoas para manter relações de colaboração ao combaterem outros clãs e outros reinos – cada reino possui cerca de 45,000 jogadores. Além desse componente, este jogo também tem atenção ao tipo de nicho específico, como a cultura viking ou escandinava.

Preço dos jogos de browser

A maioria dos jogos de browser são inteiramente gratuitos ou possuem conteúdos pagos exclusivos. Contudo, também existem jogos pagos para armazenamento em navegador, embora esta categoria não seja tão comum.

Fonte: Unsplash

Comparação entre jogos de console e jogos de browser

É fundamental fazer uma comparação entre os mercados mais consolidados do gaming – os jogos de console e os jogos de navegador. Claramente, à primeira vista, os jogos de console apresentam uma desvantagem enorme em relação ao armazenamento e ao orçamento. 

Como visto acima, os jogos de console guardam os dados no próprio console, portanto não é possível obter o mesmo progresso de jogo, a menos que os dados sejam transferidos de um console para outro. Além disso, há o incômodo de ser necessário carregar o disco do jogo. 

É igualmente importante considerar que o computador é o dispositivo mais comum e utilizado, ao passo que, ao usar um console, precisamos ter a sorte de encontrar outro da mesma marca no mesmo local. O preço também apresenta uma enorme diferença, pois os jogos e o próprio console têm custos superiores, especialmente quando são comprados na data de lançamento. Os jogos de browser, por outro lado, costumam ser gratuitos. 

Os jogos de browser foram pioneiros e muito populares quando a internet surgiu, e ainda hoje existe uma grande expectativa para que voltem a liderar o mercado de gaming em um futuro não muito distante – especialmente numa época em que os browsers ficam cada vez mais potentes e oferecem novas funcionalidades para aplicativos e jogos.