Pular para o conteúdo

De atual campeã e olímpicas até jovem sensação de 10 anos: skate park feminino estreia no STU

Uma das caçulas do circuito nacional, Helena Laurino compete diante de Yndiara Asp (presente nos Jogos Olímpicos) e Raicca Ventura (vencedora do evento em 2022)

Helena Laurino realiza bela manobra durante competição (Crédito: Julio Detefon/CBSK)

Com presença de atual campeã, atletas olímpicos e medalhistas mundiais, o STU (Circuito Brasileiro de Skate) estreia a modalidade park a partir desta quinta-feira (2). Em Criciúma (SC), os skatistas mostram todas as suas habilidades na primeira etapa da competição, que traz novidades e um mix de gerações que promete contagiar o público.

Aos 10 anos de idade, Helena Laurino é uma das caçulas na categoria feminina. Mesmo assim, a jovem inspirada em Raicca Ventura, Sky Brown e Sakura Yosozumi já coleciona participação em mundiais, como o World Skate Games, e medalha no Vert Battle.

“Este será o meu segundo ano competindo no STU. Estou ao lado das meninas que me inspiram e levam o skate brasileiro para as principais competições do mundo. Quero estar em todas as etapas, melhorar as minhas linhas e, principalmente, nunca perder a diversão”, comenta Laurino. “O nível é elevado e não para de crescer. E, pelos eventos no Brasil e lá fora, as meninas estão trazendo novas manobras, cada vez mais difíceis”, completa.

Atual campeã, Raicca Ventura, de 15 anos, é uma das grandes promessas do País visando aos Jogos de Paris-24. Recentemente, encarou o Mundial, em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, que lhe garantiu a segunda posição entre as brasileiras no ranking internacional. De volta ao Brasil, foca na manutenção do título geral do STU.

“Eu venho treinando muito. Espero me manter nessa posição. Vou dar o meu melhor nos treinos e na competição”, afirma Raicca, atleta agenciada pela TheOne Management. “Com certeza, tem uma nova geração que é fera. Hoje, estão competindo comigo no STU e, desde muito jovens, elevando o nível do esporte”, avalia.

Presentes na estreia do skate park nos Jogos de Tóquio, Yndiara Asp e Pedro Barros também estão confirmados, assim como Augusto Akio, o Japinha, sensação no Mundial da categoria ao ser vice-campeão.