Pular para o conteúdo

Obra da multiartista brasiliense Marianna Perna é selecionada para mostra audiovisual na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip)

  • ARTE

Exibição de videopoema e faixa musical “Oração” ocorre no dia 25, na Casa Escreva Garota, na Flip

O videopoema e faixa musical “Oração”, da performer, pesquisadora e poeta Marianna Perna (@dasvozespoesia), deseja reconectar passado e presente – ancestral & futuro em uma poética sucinta, imagética, que convoca um estado de simplicidade e naturalidade e, mesclado à procissão de vozes faladas e cantadas, conduzem a um reencantamento do olhar, um transe poético, uma contemplação espontânea que traga de volta algum horizonte perdido, algum tesouro recuperado do fundo do mar do ser. A obra foi selecionada para a Mostra Poesia Cinética de Cine Experimental, realizada dentro da programação da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). A exibição ocorre no dia 25 de novembro, às 20h, na Casa Escreva Garota (Travessa Gravatá, 56C, Centro Histórico).

A faixa é um dos poemas musicais integrantes do livro-disco de poesia “O livro dos espelhos” (136 pág.), de Marianna Perna, lançado em 2023 pelo Selo Auroras da Editora Penalux, um selo voltado à publicação de mulheres escritoras. Ele faz parte da faixa “Festival de olhares” da trilha original criada para acompanhar o livro, integrando um dos EPs do projeto, o “Filha da Vertigem”, lançado recentemente e disponível nas principais plataformas de streaming.

A faixa traz uma proposta expandida de poesia, que se derrama por sons, ruídos e vozes. Em sua versão audiovisual, estende-se a imagens: convites para percorrer alguns territórios, em uma proposta concebida inteiramente pela escritora e performer para sua declamação ao vivo, um desdobramento do livro que não se pretende reprodução, mas recriação a partir dos poemas e da trilha original.

Natural de Brasília, Marianna Perna vive na capital paulista desde a infância e se faz ativa na cena paulistana como escritora e poeta desde 2015. Também é historiadora, mestre em filosofia, produtora cultural e pós-graduanda em Psicologia Transpessoal. Além disso, é fundadora da Casa Urânia, espaço multiartístico & terapêutico em São Paulo.

Sobre o livro-disco

“O livro dos espelhos”, segundo livro-disco de Marianna Perna, é um convite a uma reflexão profunda sobre o entrelace entre o Eu e o Outro na descoberta e entendimento da alteridade. Construído com versos curtos, nascidos para serem declamados ou musicados, “O livro dos espelhos” trata do atravessamento da descoberta de si e do mundo que um outro ser humano representa. Marcado pela importância da arte e da poesia nesse processo, a conexão entre música, palavra e imagem ajuda a evidenciar a importância dessa temática em um mundo que tende a ser cada vez mais individualista.

Essa proposta dupla e híbrida de música e poesia, de spoken word, pianos e sintetizadores se concretiza numa trilha completa que, numa parceria com o Selo Lyra Noise (da produtora e poeta Cris Rangel) e distribuição pela YB Music, foi disponibilizada nas principais plataformas de streaming musical.

A obra conta com quarta capa assinada por Dani Costa Russo, jornalista e escritora que faz a curadoria e a edição dos livros do selo. Os paratextos foram escritos pela psicanalista e escritora Mariana Lancellotti (orelha), pela escritora e pedagoga Fernanda Pacheco (prefácio) e pelo músico e também escritor Juliano Gauche (posfácio). O livro-disco também conta também com fotos especiais tiradas por Subtil Jéssica e contribuições musicais do músico, produtor e engenheiro de som Eduardo Recife e pelo músico João Sobral.